10:51O Paraguai e nosso tango desafinado

Do correspondente na Tríplice Fronteira:

 

Ontem, a mais longa ditadura da América Latina, do general Alfredo Stroessner no Paraguai, completou 25 anos do seu fim. A lembrança serviu de motivo para um discurso do  presidente do Congresso, Julio César Velázquez, que admitiu
o óbvio: o Partido Colorado foi a principal sustentação política da ditadura. E foi só.

A população mais velha do país ainda tem na memória o reinado de Stroessner (de 1954 a 1989), quando a mão de ferro encobria as maracutaias da corrupção vigente, principalmente entre os milicos. Algo que ocorre em Cuba, com a diferença de que na ilha são os milicos esquerdistas que fazem os bons negócios e no Paraguai stroessnista eram os milicos de direita.

De lá para cá a confusão política reinou no nosso vizinho e os negócios escusos seguiram o curso de quem se instalou no Palácio Solano Lopez, sede do governo, em Assunção.

Até que o bolivariano e ex-bispo católico Fernando Lugo –  o Dom Juan de muitas mulheres e filhos, assumiu e começou a ser detonado tão logo se instalou. Afinal, derrotara o Partido Colorado e o “sistema” e ainda por cima se jogou nos braços de Hugo Chavez e Cia. Acendeu o pavio que explodiria em junho de 2012, quando foi derrubado pelo Congresso em 24 horas.

O governo brasileiro, argentino e venezuelano correram a Assunção para tentar manter o bolivariano no poder. Não conseguiram. O vice Frederico Franco assumiu e em troca Dilma, Cristina Kirchner e Hugo Chávez deram  um pontapé na bunda paraguaia do Mercosul.

Em abril passado, por eleições,  Horácio Cartes assumiu a presidência.
Agora, no início deste ano, foi anunciado o crescimento do PIB paraguaio: 14% contra nosso mísero pibinho – que vai ficar em 2%. Por que? Porque Horácio correu pro abraço dos americanos, saiu em disparada para a  FIESP oferecendo energia e mão de obra barata para atrair investimentos e abriu o mercado. Esnobou solenemente o Mercosul, que afunda as Argentinas, Bolívias e Venezuelas – situação que só dona Dilma teimosa teima em não ver.

Levantam-se suspeitas  de que o presidente Horácio ficou milionário com o contrabando de cigarros. Mas a verdade é que mesmo liderando um país sem  mar, ele só joga em direção ao Pacífico onde chilenos, peruano e colombianos negociam com liberdade seus negócios com americanos e europeus. Nós temos de pedir licença para a Cristina Kirchner. Ela faz beição e nós brasileiros dançamos o tango desafinado.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O Paraguai e nosso tango desafinado

  1. antonio carlos

    Que coisa hein, em um quarto de século o Paraguai passou de patinho feio para a condição de cisne. E nós em companhias tão categorizadas, estamos ficando a cada dia que passa com cara de patinho feio. Excetuados os paraguaios, parece que todos os membros do bloco parecem que sofrem do mesmo mal, teimosia em excesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.