12:17Pela causa nobre, cor de rosa no ar

Pela causa:

Avião cor-de-rosa pousa no Paraná na luta contra o câncer de mama
 
Na manhã desta quarta-feira (23), uma aeronave cor-de-rosa pousou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, para simbolizar a luta contra o câncer de mama. O avião faz parte da segunda edição do Road Show da Azul Linhas Aéreas, em parceria com a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. e a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, com apoio da Infraero.
 
A aeronave, batizada de Rosa & Azul, possui uma tripulação formada exclusivamente por mulheres uniformizadas de rosa.
 
Antes da aterrissagem, uma blitz ocorreu no saguão do aeroporto. Todos os usuários receberam folhetos com informações sobre o câncer de mama. Além disso, uma palestra foi realizada pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), que trouxe depoimentos emocionantes de mulheres que superaram ou vivenciam a doença. Um alerta para outros tipos de cânceres também foi feito pelo instituto.
 
O avião cor-de-rosa ainda vai percorrer 3 destinos durante esta semana. Hoje segue para Campinas (SP), e Palmas (TO), e na sexta-feira termina sua missão em Florianópolis (SC). As cidades de Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Maringá (PR), contaram com as atividades.
 
Estiveram presentes no evento representantes da deputada federal Cida Borghetti, Hospital Erasto Gaertner, Grupo ‘As Marias’ de São Jose´dos Pinhais, Rotary Club, Hospital São Lucas de Campo Largo, voluntárias do Humsol, Femama, Infraero e Azul Linhas Aéreas.
 
Dia Nacional _ Ações que buscam conscientizar mulheres e homens a fazerem o exame preventivo do câncer de mama estão sendo desempenhadas neste mês de novembro em todo o Paraná.  As atividades estão relacionadas ao Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama (27 de novembro). A parceria é entre o Governo do Estado e a deputada federal Cida Borghetti, autora da lei estadual e defensora da causa no Congresso Nacional. 
Na programação do mês, em Curitiba, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, e os mastologistas, Dr. Vinícius Budel e Luiz Ayrton Santos Júnior palestraram sobre prevenção e controle do câncer de mama.
 
Segundo Tânia Mary Gomez, presidente do Instituto Humsol, estes eventos são um reflexo das atuações de vários grupos que trabalham nesta causa. “Estes atos são mais um resultado que estamos obtendo. Realmente precisamos ter este tipo de ação para lembrarmos constantemente à população dos seus compromissos com a própria saúde”, afirma.
 
Tânia ressalta que apoios como da deputada Cida Borghetti são fundamentais. ”Se estivermos aliadas a uma pessoa que realmente se dedica de corpo e alma a esta causa, como a deputada Cida Borghetti, vamos fazer a diferença”.
As mobilizações no Paraná se encerram neste domingo (27) com a caminhada “Unidos pela Vida. Vista-se de Rosa”. Na capital paranaense, a saída será às 9h da manhã da Praça do Japão até o Parque Barigui. Diversas cidades vão realizar o evento. O horário e o local serão definidos pelos municípios.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.