8:55WHY NOT?

Independence_of_Brazil_1888

ROGÉRIO DISTÉFANO

Gilberto Freyre que nada. Alberto Torres coisa nenhuma. Sérgio Buarque e Oliveira Vianna, um na má companhia do outro, nem eles. Muito menos o esquecido Joaquim Nabuco. Raymundo Faoro, então, nem se fala. Quem entendeu, captou, registrou e até fruiu o Brasil na sua recôndita essência foi Romero Jucá, senador por Roraima. Ele sabe o que fala, tudo viu, tudo viveu. Perdemos a conta de quantos governos Jucá serviu como ministro e como líder no senado. Para ele não tem tempo nem governo ruim, pois atua no exato oposto dos anarquistas: Hay gobierno? Soy a favor. O senador nos definiu como a terra da suruba. Aliás, ele não gosta de suruba, prefere o modo brasiliense, o passivo, aplicado a nós brasileiros.

Pego pesado? Quem mandou votar nos homens? Façamos retoques ao retrato do Brasil, ajuste na perspectiva história. O clássico de Pedro Américo com o carroceiro a olhar D. Pedro sem entender como a diarreia levou à proclamação da Independência não sonhava que ali nasciam o jeitinho e o casuísmo brasileiros.  O restaurador, Michel Temer, meteu a brocha da Friboi na história do Brasil. Pintura com brocha é grosseira. Como os expedientes que nem Dilma e o doutor Cardoso tentaram quando no caldeirão, o presidente quer atrasar seu julgamento no TSE até o relator sair do tribunal e ele, Temer, nomear outro, que herdará a relatoria com previsível boa vontade.

Arma-se uma chicana, o desdobramento do inquérito da PGR que investiga a ele e ao senador Aécio Neves sob o pressuposto de os dois não terem comido a mesma carne da Friboi – ‘eu fui de acém e o senador foi no filé’. Um inquérito para mim, outro para Aécio, quer o presidente, na esperteza de cair para relator diferente. Na visão de mundo brasiliense até faz sentido: o ministro Edson Fachin deu de acreditar que deve ser juiz, que para ele o STF não é o fim, mas o começo de vida. A suruba bovina, agora de verdade, põe mais um na roda: a família do ministro Gilmar Mendes, pitaqueiro-geral da República, também vende boi para a Friboi. Sei não, mas o povo ainda assa sua picanha na grelha do Jaburu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>