8:39Waldir Perez, adeus

Do IG

Ex-atleta sofreu um infarto fulminante durante uma festa na cidade de Mogi Mirim, no interior paulista

O ex-goleiro Waldir Peres, que fez história com a camisa do São Paulo  entre as décadas de 70 e 80, morreu neste domingo aos 66 anos de idade. Segundo informações da rádio “Bandeirantes” e da “ESPN”, logo após o almoço ele seguia para uma festa de aniversário em Mogi Mirim e sofreu um infarto fulminante. Levado ao hospital 12 de Julho, na cidade do interior paulista, ele não resistiu.

Longe do futebol há alguns anos, Waldir Peres  tentou se eleger vereador pela cidade de São Paulo em 2016, mas não conseguiu – no pleito, ele recebeu apenas 1.341 votos. Depois de se aposentar dos gramados no fim da década de 89, o ex-goleiro tentou a carreira de treinador, mas não conseguiu trabalhar em clubes de grande expressão. Ele deixa dois filhos e uma filha.

Waldir Peres é considerado até hoje um dos goleiros mais importantes do futebol brasileiro. Defendeu o São Paulo de 1973 a 1984 e a seleção brasileira em três Copas do Mundo (1974, 1978 e 1982). Ele se profissionalizou na Ponte Preta, em 1970, passando por outros clubes do Brasil: América-RJ, Guarani, Corinthians, Portuguesa, Santa Cruz e Ponte Preta, onde pendurou as chuteiras em 1989.

Em 11 anos de São Paulo, Waldir fez 617 partidas, ficando atrás apenas de Rogério Ceni como atleta com mais atuações pelo clube tricolor. Já na seleção brasileira, o arqueiro foi titular na Copa do Mundo de 1982 , na equipe que encantou o mundo, mas que foi eliminada pela Itália de Paolo Rossi na segunda fase.

Em 1991, ele iniciou sua carreira de treinador, comandando o São Bento, de Sorocaba. Waldir Peres nunca vingou nesta função, com passagens por times modestos do interior de São Paulo e do Paraná, sem grande destaque. Entre seus títulos mais importantes estão o Brasileirão de 1977 e quatro conquistas do Paulistão, sendo três pelo São Paulo e uma pelo Corinthians.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>