9:28Vítimas da insensatez

por Vania Mara Welte

Nesta última semana, muitas pessoas pararam, comovidas com o sofrimento de um  João-de-Barro preso por um barbante na linha de energia da Copel na rua Júlio Perneta, nas Mercês.  Equipes de reportagem e funcionários da Copel foram mobilizados para aquele local da cidade. Felizmente, a pequena ave foi salva.  Mas o que dizer das dezenas de aves que nem chegaram a nascer na rua Fernando Amaro, no Alto da XV? Com a derrubada de 30 árvores – embora os moradores tenham contado um número maior delas -, e da imensa poda de dezenas de galhos, neste época de procriação, os ninhos vieram ao chão, com seus ovinhos e com algumas minúsculas aves ainda em pele.  Não houve sobreviventes. Nem as orquídeas, plantadas por moradores, foram poupadas. As árvores da rua Fernando Amaro abrigavam sabiás, os bem-te-vi, rolinhas, os beija-flor, maritacas, canários da terra, pardais, andorinhas, papagaios, os rabo de gato e também os João-de-Barro. Poucos foram salvos e a rua perdeu grande parte de sua beleza e de seu encantador alarido matinal e de fim de tarde.  Como explicar isto, se as mesmas frondosas árvores “tipium” da Fernando Amaro, originárias do Peru, enfeitam outras ruas de Curitiba? Como explicar que as centenárias e maravilhosas “tipium” permaneçam intactas na Praça Osório? E é assim que deve ser. A natureza deve ser respeitada em toda a sua essência. Ou quem ordenou as absurdas podas e derrubadas de árvores da rua Fernando Amaro não sabia que estamos em pleno período de procriação de aves? A quem se deve responsabilizar por essas perdas e danos?  Para quem ainda defende o que foi feito na rua Fernando Amaro, é bom dar uma olhadinha nas fotos de antes e depois das derrubadas e podas absurdas

Compartilhe

5 ideias sobre “Vítimas da insensatez

  1. Zaga

    ATENÇÃO, PROTETORES DA FAUNA E DA FLORA!
    Diariamente vejo apelos para proteção de cães abandonados, carentes de adoção, etc e etc… Vcs, almas tão caridosas, pensem também nos pássaros que têm seus ninhos nas árvores do terreno da Av. Iguaçu, 2195, onde será construído um edifício alto padrão. Colocaram uma iluminação cinematográfica para ressaltar a vegetação e não pensaram nos sabiás, joãos-de-barro, dentre outras aves, que cantam a noite toda pensando que ainda é dia. Isto sem contar o problema que os vizinhos têm com a iluminação batendo nas janelas dos quartos dos aptos. Sabiá na gaiola não pode, mas sofrer essa agressão, tudo bem! São Francisco de Assis, olhai por eles!

  2. engenheiro curitibano

    Que cidade ecológica é esta que derruba árvores, que pratica podas radicais justamente no período de nidificação? Que não orienta seus moradores a não podarem os cachos de coquinhos das palmeiras, justamente na época em que os periquitos aqui vem para se alimentar? Que não tem nenhum regulamento restringindo a poluição luminosa? A 2 quadras da sede da Prefeitura, as luminárias do estacionamento de uma concessionária da Citroën lançam uma luiz fantasmagórica para todo lado, afugentando corujas e atormentando os vizinhos! São Francisco de Assis, temo, não conseguirá resolver isso sózinho! Nós temos de ajudá-lo, com urgência!

  3. Gerson Guelmann zs

    A Vania Mara Welte merece o reconhecimento de todos pelo artigo. Também sou daqueles que se enfurecem com essas barbaridades. Tomara que a nova administração reveja essa prática e preserve as ruas que ainda guardam o bucolismo, a sombra e os ninhos.

  4. Vania Mara Welte

    Eu amo Curitiba. Mas, às vezes, é difícil compreender as vicissitudes do caráter humano desta cidade. Ao mesmo tempo em que a cidade se mostra grandiosa e ousada, também se apequena em preconceitos, miséria e mesquinhez.

    Sim, senhores, precisamos da ajuda de São Francisco de Assis, de todos os Santos e de todas as pessoas de bem para avançarmos como a megalópole que, um dia, pretendemos ser.

    Salve, meu heroico secretário de Estado do governo Jaime Lerner, Gerson Guelmann – o único que ousou fazer parte do jantar para a mídia, assim que foi decretado o fim da cólera em Paranaguá. “Tomara que a nova administração reveja essa prática e preserve as ruas que ainda guardam o bucolismo, a sombra e os ninhos” e, faça o melhor para a população de Curitiba.

    Grata pelos comentários dos senhores.

    Abraços fraternos

  5. mauricio

    Na hora que a nova administração não cortar uma árvore e ela cair e matar uma pessoa este pessoal daí de cima não vai aparecer para ajudar, viu papai sfiha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.