17:54ViraVida

Da assessoria de imprensa do Conselho Nacional do Sesi

Mais 49 jovens do Paraná recebem certificados do projeto ViraVida, do Sesi

São turmas de Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu. Projeto oferece capacitação profissional e inserção no trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social

Mais 49 jovens paranaenses recebem nesta semana os diplomas do projeto ViraVida. As formaturas acontecem em Londrina, nesta quarta-feira (21), em Curitiba, na quinta, e em Foz do Iguaçu, na sexta-feira. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo; o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, e o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, participam das solenidades.

Criado pelo Conselho Nacional do Sesi, o ViraVida oferece formação e capacitação profissional e apoio para inserção no mercado de trabalho a meninos e meninas em situação de abuso e exploração sexual, contribuindo para o enfrentamento do problema no país.

Os jovens que recebem os certificados nesta semana fizeram o curso de auxiliar administrativo, ministrado pelo Senac e receberam educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde e doenças sexualmente transmissíveis. Eles receberam, também, uma bolsa de R$ 500,00, dos quais uma parte (20%) ficou retida em poupança resgatável agora, ao final do processo.

Dos 49 alunos de Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu, nove já têm emprego formal, 18 estão em processo seletivo e grande parte dos demais está fazendo estágio, ou cursando Aprendizagem Industrial do Senai.

No Brasil, ao longo de quase quatro anos, mais de 2.700 jovens foram atendidos pelo projeto. No total, 1.373 alunos concluíram os cursos e 927 estão em sala de aula. Entre os que já se formaram 966 estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto o restante participa de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional.

No Paraná, desde suas primeiras turmas, em 2010, o ViraVida já atendeu quase 300 jovens nas três cidades onde está implantado. Entre alunos que concluíram os cursos e os que ainda estão cursando, quatro ingressaram em faculdades em Curitiba e Londrina, 13 estão no mercado de trabalho, quatro estão fazendo o curso de Aprendizagem do Senai e um ingressou, por meio das vagas do Pronatec, no curso de Técnico em Turismo do Senac.

O projeto recebe o apoio de todo o Sistema S, de prefeituras, órgãos governamentais e ONGs e de instituições que atendem jovens com esse perfil. Hoje o programa está implantado em 16 estados, abrangendo 19 cidades. A meta é atender todas as cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.

O Sesi no Paraná coordena as atividades no Estado, contando com equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. São parceiros o Governo do Estado, as prefeituras de Curitiba, Foz e Londrina, além do Senai Paraná e agências locais do Sesc/Senac, Sest/Senat e Sebrae e empresas. O curso para a turma de Londrina foi ministrado pelo Senac.

Proteção e promoção – O ViraVida vem ao encontro das políticas de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, das políticas para a juventude e do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, figurando atualmente como importante parceiro da Rede de Enfrentamento.

Um dos aspectos mais destacados do ViraVida, que é o desafio de assegurar a inserção dos alunos concludentes no mercado de trabalho, levou o Conselho Nacional do Sesi a realizar grandes esforços de sensibilização e envolvimento do empresariado brasileiro. Para isso, tem contado com a qualidade do ensino profissionalizante do Sistema S e do acompanhamento de egressos dos cursos durante o primeiro ano de inserção no mercado de trabalho.

Curitiba

Quinta-feira (22)

Encontro com alunos

Horário:10h

Local: Senador Acciolly Filho-2175 –CIC

Formatura

14 hs

Sede da Fiep Jardim Botânico

Avenida Comendador Franco -1341

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.