9:47Soy loco por ti, Barroso

De Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário (http://www.oinsultodiario.com/)

 

“PITADAS DE PSICOPATIA” –  não deixo de me surpreender com o que a gente do Direito faz com a língua brasileira. Esse “pitadas de psicopatia” foi a ofensa mais pesada do ministro Luís Roberto Barroso ao colega Gilmar Mendes no bate-boca entre os dois, assistido pelo Brasil inteiro.

“Pitadas de psicopatia”, creio eu, seria algo como migalhas de loucura. É isso, o ministro Gilmar Mendes, teria um pezinho no manicômio. Bem, não exato no manicômio para onde vão os “loucos de todo gênero” – como no código civil de Clóvis Beviláqua, aquele primor literário.

Os manicômios mudaram.  Hoje estão reservados aos antigamente chamados “loucos varridos” e para os loucos que varreram o dinheiro público, como os gatos pingados que vivem à custa da Lava Jato na Penitenciária de Pinhais. Sim, roubar daquele jeito, é coisa de louco.

Salvo casos extremos, os loucos não oferecem perigo; convivem na família, na empresa, até na política, desde que medicados e com acompanhamento profissional. O problema é que a maioria dos loucos não sabe que é louco. Ou finge que não é. Ou nos engana, o mais comum.

Com razoável experiência identificamos “pitadas de psicopatia” no narcisista, que só se importa consigo e usa seu semelhante; no vaidoso, que se ofende quando contrariado; no neurótico, que vê perigos por toda parte. Até no depressivo, como quem vos bloga.

Há pitadas de psicopatia, como as há de sal ou de alho na  comida. Qual a dose de psicopatia no ministro Gilmar Mendes? Não ouso afirmar que as tem. Tenho minha pitada de neurose, medo da cara feia do ministro, que ganha indenização de quem fala dele.

Portanto, diagnosticar que Gilmar é psicopata é lá com o ministro Barroso, que o conhece como jurista e como alienista. Barroso pode dizer quem é mais ou menos psicopata no STF. Esse STF que cada dia mais parece a Itaguaí d’O Alienista’, o conto de Machado de Assis.

Algum ou todos os ministros devem ser internados? O STF é como o manicômio de Simão Bacamarte, o psiquiatra-psicopata? Barroso pode ser o novo Bacamarte e ver loucura em todos os colegas e mesmo vê-la em si mesmo. Não precisará interná-los a todos, que já estão no manicômio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>