11:13Solda (Alceu Dispor)

O Solda é Solda. Sim, repito, porque é isso mesmo. Pois não é que o rapaz mandou bilhete, com a charge acima, vencedora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 1975, em plena ditadura, propondo parceria? Quase caí da cadeira, afinal, o Solda é Solda. Então, ficou assim: ele manda, eu publico – e todos nós ganhamos. O nome do espaço veio na mensagem.

5 ideias sobre “Solda (Alceu Dispor)

  1. Solda

    Zé Beto:

    Obrigado pelo “rapaz”. A charge foi uma das vencedoras do Salão daquele ano, em que surgiram os grandes cartunistas brasileiros: Angeli, Glauco, Lailson, Paulo e Chico Caruso, Alcy, Laerte (me perdoem o Alzheimer Transitório, mas posso ter esquecido alguém); enfim, o Salão de Piracicaba foi o início de um longo caminho em direção à liberdade de expressão. E aqui estamos nós, de novo.

    Solda

  2. André Rodrigues

    Sabe, antes de tornar-se fotógrafo quis ser desenhista, precisamente cartunista e chargista. Até tenho dois ou três livros aqui no qual eu debruçava para aprender. Descobri que se tratava de um dom, quase uma predestinação de fazer os outros pensarem através dos desenhos, ironias e afins. Diante dos meus rabiscos também descobri que fotografar uma situação era mais fácil do que desenhar. Enfim, esse negócio de ser chargista e saber externar as “sacadas” não era pra qualquer um. Por isso, concordo com o Zé, todos nós ganhamos e muito com talentos como Solda, e outros magníficos desenhistas-pensadores dessa nação. Vou acompanhar.

  3. Simon Taylor

    Xiiiiiii… danô-se: primeiro o Marco Jacobsen, depois o Noviski e agora, o golpe de misericórdia: Solda. Com uma concorrência assim, vou colocar meus pincéis na mochila e me mandar pra Passargada! heheheeh
    Maravilha de elenco, hein, Zé! Eu, que já era fã, agora vou ficar fã-nático!
    Um abração…
    Simon

  4. Gerson Guelmann zs

    Cartunistas bons temos muitos. Cartunistas ótimos e ao mesmo tempo redatores inteligentíssimos, só o Solda. Traço apurado e texto afiado, ou vice-versa. Itararé não tinha a menor ideia do que estava exportando para Curitiba. Sorte nossa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>