8:36Reflexões aos 70

por Ruy Castro

“Todo mundo é capaz de envelhecer. Basta viver para chegar até lá” —Groucho Marx. “Você sabe que está ficando velho quando as velas começam a custar mais do que o bolo” —Bob Hope. “Um homem descobre que está ficando velho quando seus sonhos eróticos começam a ser reprises” —Henny Youngman. “Não importa o quanto viva, nenhum homem se tornará tão sábio quanto qualquer mulher de 48 anos” —H.L. Mencken.

“Hoje em dia, o único respeito que se tem pelos mais velhos é quando eles vêm engarrafados” —Francis Blanche. “Os velhos são pessoas perigosas. Já não se importam com o que acontece no mundo” —Bernard Shaw. “Velho, sim. Velhaco, não” — Ulysses Guimarães. “Nós, os velhos, precisamos de um mínimo de puerilidade encantada, sem a qual seríamos múmias inteiramente gagás” —Nelson Rodrigues.

“Nunca serei um velho. Para mim, velho é alguém com 15 anos a mais que eu” —Bernard Baruch. “Envelhecer é meio como morrer afogado —uma sensação deliciosa depois que você para de se debater”—Edna Ferber. “A idade só tem importância quando se está envelhecendo. Mas, agora que já envelheci, vou voltar a ter 20 anos” —Pablo Picasso. “Se eu pudesse viver tudo de novo, cometeria os mesmos erros. Só que mais cedo” —Tallulah Bankhead.

“Os piores anos são entre os 50 e os 70. É quando vivem nos obrigando a fazer coisas que ainda não somos decrépitos o suficiente para recusar” —T. S. Eliot. “Envelhecer é ser punido todos os dias por um crime que não se cometeu” —Anthony Powell. “O grande problema de envelhecer é o medo de que isso dure muito tempo” —A.J.P. Taylor. “Envelhecer não é para qualquer merdinha” —Bette Davis.

Com tudo isso, se alguém me perguntar hoje como é fazer 70 anos, eu direi que, por qualquer ângulo, é melhor do que não fazer.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>