17:16PT condena abordagem violenta e racista da PM em ação no Bairro Alto

O PT de Curitiba enviou a seguinte “Nota de Repúdio”

O Partido dos Trabalhadores (PT) lamenta e condena a abordagem da Polícia Militar do Paraná no último final de semana no Bairro Alto em Curitiba, quando, em perseguição a um motoqueiro, moradores denunciam que os policiais invadiram uma casa e agrediram as pessoas que lá estavam, além de prenderem e destratarem demais pessoas que presenciaram a ação, como a advogada Andréia Cândido Vítor, uma senhora de 74 anos e uma adolescente com deficiência motora. As denúncias são também de prática de tortura e de racismo contra as pessoas detidas e algemadas pela polícia, a ponto de algumas necessitarem de pronto-atendimento em unidades de emergência médica, devido às fraturas causadas pela violência das agressões. 

Justamente na semana de combate à violência contra a mulher – em que o Paraná se destaca vergonhosamente como terceiro estado no ranking de assassinatos de mulheres – e na semana da consciência negra, repleta de atividades voltadas à promoção da igualdade racial, presenciamos com profunda tristeza e indignação exageros e abusos em nome de uma suposta “ordem”, por parte de autoridades que dentro do estado democrático de direito deveriam preservar a integridade das pessoas e deveriam atuar no sentido de proteger a população. O pior é saber que atitudes e abordagens violentas como essas, frutos do despreparo, da repressão e do autoritarismo, estão se tornando recorrentes, pois há inúmeros episódios recentes que denunciam excessos dessa natureza. Tudo foi registrado em imagens que podem ser acessadas na internet e no noticiário local.

Condenamos a abordagem policial na ação do último final de semana no Bairro Alto e esperamos que as autoridades superiores tomem providências no sentido de coibir esses exageros e abusos por parte da PM do Paraná. A sociedade brasileira evoluiu muito nas últimas décadas em direitos, valores humanos e na defesa da vida. Não podemos deixar que a truculência promova um retrocesso aqui no nosso estado e é importante lembrar que, de acordo com o IBGE, metade da população brasileira é negra. O racismo não só é um crime inafiançável quanto uma ignorância completa a respeito da formação do nosso povo, do DNA da nossa cultura, da nossa história e uma violência atroz contra a identidade nacional.

3 ideias sobre “PT condena abordagem violenta e racista da PM em ação no Bairro Alto

  1. Coronel Perseu Jacutingassa

    Isso é que dá uma instituição que não é bem polícia, nem bem militar..Podem notar, para cada oficial que está nas ruas, há uns três que há anos só pisam em carpete. Pra que oficiais da PM em arremedos de gabinetes militares? Pra que tantos majores, e coronéis enfurnados na burocracia, sem fazer – a rigor – nada em termos de POLICIA? Eles ocupam cabides que orbitam o poder, fazem campanhas políticas, na esperança de um dia conseguirem cargos na corporação. Enquanto isso, nas ruas o policiamento é comandado por pica-fumos que pensam ser o Cap. Nascimento, guris inexperientes que nem os praças respeitam…PM não é Exército, nãorecisa de estado-maior. Desengomem as fardas. O povo não os respeita mais.

  2. Peter Zero

    Isso acontece diversas vezes por dia quando a polícia interpela o cidadão, salvo se este for branco, estiver num carro de luxo, trajar terno e gravata ou tenha fenótipo que o separe dos que tem um pé na cozinha, que forma a maior parte da população da terra brasilis.
    A PM é na verdade uma polícia paramilitar que usa seu treinamento para uma guerrilha, e enxerga em cada cidadão um ameaça ao estado, idéias que parecem ser implantadas numa espécie de lavagem cerebral, que cega, e os impedem de usar o bom senso.
    As estruturas policiais que ai estão não são voltadas à segurança, seus quadros, embora de concursados, não tem como objetivo o bem estar da população, são antes um bando de egocêntricos armados e escudados pela justiça, para agirem da maneira que forem ditatorialmente mandados.

  3. maria cristina bueno

    Eu sou moradora do Bairro Alto, e como todo mundo fiquei indignada,revoltada com o horror que presenciamos no sabado! por parte da policia, se é que podemos chamar aqueles seres de policia… quando acontece um assalto,ou qualquer outra coisa grave que precisamos deles, eles demoram uma eternidade para aparecer,mas pra fazer toda aquela covardia!em menos de cinco minutos tinha umas quinze viaturas em frente á casa de pessoas trabalhadoras,crianças,idosos…foi muito triste ver o abuso de autoridade, e desrespeito pelo ser humano…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>