14:29Os 60 anos do Batalhão Ambiental da Polícia Militar

Da Agência Estadual de  Notícias

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) comemorou, nesta quarta-feira (12), 60 anos de atuação no Paraná com cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador Beto Richa participou do evento e enfatizou a atuação do Batalhão para a preservação do meio ambiente. “Temos do dever de mudar o nosso comportamento para entregarmos o mundo às futuras gerações ao menos igual àquele que recebemos. O Batalhão Ambiental é essencial para despertar essa conscientização, colocando em prática a política comunitária adotada pela Polícia Militar”, disse.

O Batalhão é formado por cinco companhias, com 31 bases de atendimento à comunidade e grupo especializado da Ronda Ostensivas Tático Móvel Ambiental (Rotam) . Além de executar ações pontuais de prevenção e controle aos crimes contra o meio ambiente, desenvolve campanhas e ações ambientais periódicas em parceria com a comunidade.

“O Batalhão representa um compromisso com os nossos principais biomas e com o nosso futuro. Como o Paraná é um Estado com fauna e flora diferenciados, a relevância desta unidade é muito grande e, graças ao apoio integral da comunidade, a atuação nunca parou de crescer”, declarou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortatto. 


De acordo com o comandante do BPMA, tenente-coronel César Lestechen Medeiros, o Batalhão elabora ações de reeducação das comunidades para despertar a consciência sobre as situações de risco com o meio ambiente. “Buscamos resgatar esses valores porque o ambiente em equilíbrio favorece a qualidade de vida da população”, disse.

FORÇA VERDE MIRIM- Além dos 60 anos do Batalhão, a cerimônia serviu para celebrar os 10 anos do projeto Força Verde Mirim, que atende crianças e adolescentes de comunidades carentes, para despertar a responsabilidade com o meio ambiente. O projeto iniciou em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e desde a sua criação já formou cerca de dois mil alunos em todo o Estado.

Leonardo Mateus, 18 anos, foi aluno da primeira turma da Força Verde Mirim e destacou os resultados do projeto em sua vida. “Levei o conhecimento adiante, ensinei pais e amigos o que é responsabilidade social e preservação ambiental e, principalmente, o consumo consciente da água”, afirmou.

HISTÓRIA- O BPMA foi criado em 04 de abril de 1957 como Corpo de Polícia Florestal. Em 1976, a unidade tornou-se Batalhão de Polícia Florestal (BPFLO), ampliando sua estrutura com o aumento de efetivo e instalação de postos em todo o Paraná. No ano de 2005 tornou-se oficialmente Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde e passou a ter quatro companhias nas diferentes regiões do Estado.

HOMENAGENS – Durante o evento foram concedidas homenagens a pessoas da sociedade civil e militar que contribuíram com as causas ambientais e ações do BPMA. A Medalha de Mérito Ambiental foi criada em 2012 é a maior honraria da corporação. Também foram entregues moedas comemorativas forjadas especialmente para a data. Entre as personalidades homenageadas estão o governador Beto Richa, os secretários de estado de Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti; de Segurança Pública, Wagner Mesquita; o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortatto; a Chefe do Estado-Maior, coronel Aldilene da Rosa, entre outros. O deputado Rasca Rodrigues prestigiou a cerimônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>