18:16Obras em questão

O Tribunal de Contas do Paraná informa:

Fruet busca no TCE informações sobre projetos e obras em Curitiba

Prefeito eleito foi recebido nesta quarta-feira pelo presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Fernando Guimarães. Orgão de controle do gasto público fornecerá relatórios de obras e programas que estão sendo fiscalizados

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, pediu nesta quarta-feira (7 de novembro) ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fernando Guimarães, informações sobre vários temas relacionados à administração da capital paranaense. Na primeira visita a um órgão público após haver iniciado o processo de transição com o atual prefeito, Luciano Ducci, na última segunda-feira, Fruet disse que “as informações serão fundamentais nas decisões que poderemos tomar no início da gestão”.

O prefeito eleito receberá de Guimarães relatórios detalhados sobre temas como as obras da Linha Verde e do PAC da Copa do Mundo de 2014, construção do viaduto estaiado, projetos do Metrô, licitação dos serviços de coleta e tratamento do lixo, contrato dos radares com a empresa Consilux, obras das avenidas Cândido de Abreu e Fredolin Wolff, dentre outros assuntos.

Parceiro

Durante cerca de uma hora, Fruet e Guimarães debateram temas relacionados à cidade. Ao final do encontro, o prefeito eleito agradeceu a recepção e disse que pretende ter o TCE como parceiro em sua gestão. Afirmou que solicitou ao órgão informações relativas a contas públicas, operações financeiras e documentos oficiais sobre vários temas. Elogiou o avanço da instituição no processo de controle dos gastos públicos. Destacou, por exemplo, a fiscalização sobre a gestão de contratos do Instituto Curitiba de Informática (ICI), que o Tribunal passa a fazer.

O prefeito eleito demonstrou especial interesse nas informações sobre os projetos para a construção do Metrô, que é uma obra que gerará efeitos para mais quatro ou cinco gestões “e que será avaliada de forma muito transparente”.

Fruet disse ainda que o fato de ter procurado o Tribunal para buscar informações não significa suspeita sobre qualquer procedimento da atual gestão da Prefeitura, mas uma forma de avaliar como o órgão de controle analisa os principais temas em debate na cidade. “Saio seguro pela postura técnica que me foi apresentada pelo TCE”, completou.

Guimarães elogiou a disposição de Fruet de buscar as informações, bem como a postura do prefeito, Luciano Ducci, de colaborar com o processo de transição. “Foi uma demonstração de civilidade e de respeito à democracia e a todos os curitibanos.”

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.