11:55O radar mais embaixo

por Ruy Castro

Se há uma coisa de que nossos governantes não podem ser acusados é de ostentação. Ao contrário, são de tocante modéstia. Tendo a seu dispor os palácios de Brasília projetados por Oscar Niemeyer, mansões à beira-lago jorrando ouro pelas torneiras e outras dependências feéricas, são de grande discrição ao tratar de seus negócios.

O ex-presidente Lula, por exemplo, ao ter uma importante pergunta a fazer ao aliado Renato Duque, não o convidou ao seu instituto, onde poderia manter uma conversação amena, servida de cafezinho, um copo d’água e, talvez, charutos. Preferiu o hangar de uma companhia aérea no aeroporto de Congonhas, sob o estrépito de turbinas, o alarido de mecânicos e funcionários e jatos chegando e saindo. Faz o seu gênero –ríspido, olhos nos olhos e, no caso, da boca à orelha.

A então presidente Dilma Rousseff, ao chamar de Nova York a marqueteira Mônica Moura para uma conversa urgente, levou-a a uma longa caminhada pelos jardins do Alvorada, indiferente ao fato de que Mônica acabara de chegar de um voo de dez horas, JFK-BSB, convocada às pressas e sem tempo nem para passar em casa e retocar o rímel.

E o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), íntimo do presidente Michel Temer a ponto de entrar sem bater no gabinete de Temer no Planalto, obrigou o diretor da JBS Ricardo Saud a uma maratona por cafés, shoppings e pizzarias de São Paulo para receber deste a primeira das semanadas de R$ 500 mil que ganharia por 20 anos.

Outra prova da frugalidade dessas administrações é que, podendo comprar luxuosos jogos de malas Vuitton, seus operadores preferem transportar valores em caixas de sapatos, sacolas, mochilas e cuecas. Ou então achavam que isso os deixaria fora do alcance do radar. Mas, como a Lava Jato está mostrando, o radar é mais embaixo.

*Publicado na Folha de S.Paulo

8 ideias sobre “O radar mais embaixo

  1. Zé Mané

    A nossa República acabou, chegou a hora de proclamar outra, uma nova sem os vícios da velha mas como, com a cambada que está aí? Fora Temer, cadeia para todos os larápios que ainda estão fora dela, porque lugar de bandido [e atrás das grades e não dando gritos histéricos no Congresso Nacional.

  2. Sergio Silvestre

    Aqui no Parana muita da grana em especie e não contabilizada dos pedágios saem tambem em mochilas que abastecem fóruns,câmaras,palácio e assembleia,nesse Paranazão de meu Deus,.

  3. jose

    Silvestre, não sei quantas vezes já te escrevi, vou repetir: traz as denúncias e as provas, vamos juntos no MP, eu vou com você.
    Mas como sempre você só late…

  4. TOLEDO

    Silvestre, o José quer ir lá no Delanhol Colubiazol , o coleguinha do Moro. O do power point. O que comprou 2 ap do MCMV só para investimento. Só com o 40% do auxilio moradia ele paga as prestações.

  5. jose

    Toledo, imbecil, aprenda ler antes: eu escrevi MP e não MPF!!
    Aliás, como diria uma amigo meu: você só não é mais burro porquê é um só!!!!
    Coloca a dentadura no copo e volta pra cama dormir, hoje está frio nesta cidade que você detesta, mas é obrigado a viver aqui porque não tem onde cair morto e ninguém da família quer te levar…

  6. Zé Ninguém

    O mais incrível de tudo isto é a solidariedade do Senador Maluco ao amigo, canalhas foram os que puseram o meio milhão de Reais na mochila dele. O pobre coitado vai pagar com o emprego do deputado a sacanagem que fizeram com ele. Gente má esta.

  7. Sergio Silvestre

    Calma Toledo,o ‘piolho’ é um corretor de texto virtual que fica pentelhando alguem da esquerda,desconfio até que ele estava com o irão do Beto Richa quando a JBS deu aquela mala de dinheiro(um milhão) e ele ajudou a carregar rsrsrsrsrs é a mula do Betinho. rsrsrsr

  8. jose

    Silvestre, parei de corrigir seus textos, a incompatibilidade entre você e a língua portuguesa é impossível de ser resolvida.
    Não sou pt, psdb ou qualquer outra sigla dessas que existem aqui, na minha opinião são todos a mesma coisa:lixo!
    Por fim, você não é de esquerda, é somente mais um tolo que precisa de alguém para lhe dizer o que você deve fazer, você precisa de lider, eu não.
    E pior: você é velho demais para aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>