8:46O PSDB arrisca ficar com o mico de Temer

por Elio Gaspari, na Folha de S.Paulo

Quando o senador Renan Calheiros empossou Michel Temer na Presidência da República, disse-lhe baixinho: “Estamos juntos”. Durou pouco, pois Renan foi o primeiro cacique do PMDB a pular do barco da impopularidade de Temer. Aproximou-se do PT, protegendo sua base de poder em Alagoas, Estado governado por seu filho.

Quem foi para a rua ou bateu panela contra o PT em 2016 está hoje diante de uma amarga realidade. O PMDB que deu os votos para a deposição de Dilma Rousseff está namorando o PT e vice-versa. Lula e Dilma falam em “perdoar”quem defendeu o impeachment. É uma manobra oportunista, pois a dupla é que deveria pedir perdão por ter jogado o país numa de suas piores crises econômicas.

O PT e PMDB costuram seus acordos nas bases municipais e estaduais. Isso começou em Alagoas e hoje já está no Ceará de Eunício Oliveira e no Pará de Jader Barbalho. No Paraná de Roberto Requião, a aliança é mais velha. Com isso, o grande mico do jogo vai para o tucanato, ainda incapaz de desistir de um governo que o PMDB está abandonando pela beira.

Renan Calheiros mostrou-se um sábio, mas ele simboliza também o produto da esperteza da oligarquia política nacional. Sua base eleitoral irradiou-se a partir do município de Murici, com cerca de 40 mil habitantes. Em 2010, 30% de sua população com mais de 15 anos era analfabeta. Boa parte dela está no Bolsa Família.

2 ideias sobre “O PSDB arrisca ficar com o mico de Temer

  1. Sergio Silvestre

    Então,quem está dizendo que o PT mergulhou o Pias em uma crise é ele e seus companheiros de mídia que compram dirigentes e sabe Deus quem mais,são corruptos contumazes que estavam com algum desconforto com a Dilma.
    O povo não está caindo nessa armadilha ,tanto que na sua lembrança e dos tempos felizes da era Lula que foi aos poucos sendo dinamitada por uma elite perversa que não gosta de pobre,não adianta esse é o fator ,esse é o mal ,eles hoje voltaram a ganhar dinheiro nas bolsas,eles hoje fabricam pouco e ganham bastante,hoje eles tem perdões de suas dividas milionárias tiradas em aumentos seguidos de água,luz ,gás ,gasolina etc.
    Nenhuma empresa ,nenhum Pais do Mundo consegue ser eficiente tirando da economia 40% de tudo que pode ser produzido com retorno quase zero para sua população.
    Ontem conversando com dois empresários do ramo de gastronomia aqui da Arcindo Sardo disseram o que muitos da mídia escondem,nós eramos felizes e não se contentamos com essa felicidade,se ferramos indo em manifestações e batendo panelas,dobrou nossa conta de luz e gás,e os clientes hoje estão minguados em quase 60%.
    Ai vem esses calunistas escrever asneiras ou aquilo que os patrões mandam,me parece que isso não está funcionando,o povo aproveitou os 13 anos de Lula e Dilma e estudaram bastante para não cair nesse canto da sereia que os ricos sempre entoaram para os pobres.

  2. Uncle Joe

    Os tucanos nem isto merecem, merecem sim é serem extirpados para vida política nacional, são tão à toas que merecem só o nosso desprezo e que desapareçam de vez das nossas vidas. Não perco tempo chutando cachorros mortos, daí não dizer nada dos outros dois “protagonistas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>