12:18O inventor do Brasil

por Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário (http://www.oinsultodiario.com/)

Em verdade vos digo que Lula inventou o povo brasileiro. Ousaria dizer que inventou o Brasil. A gritaria  contra o STF porque dá ou porque não dá o habeas corpus é prova disso. A caravana acompanhada pelos fiéis e agredida pelos infiéis é prova disso. A contraparte, Jair Bolsonaro também é prova disso. Antes de Lula não tínhamos mobilizações permanentes a favor ou contra o governo ou opositores ao governo. Tivemos a Marcha das Mulheres pela Democracia em 1964, que alimentou o golpe militar, e tivemos as manifestações contra Fernando Collor.

Nas duas situações não era povo em ação. Era população agregada episódica e pontualmente. Entre eles muitos dos que hoje estão em lados diferentes, pró e anti Lula. O que diferencia povo e população? O traço da política. Os apoiadores de Lula querem a volta das políticas do ex-presidente – e falo dos que vêm nelas o substrato de resgate do pobre e do miserável; não falo dos e das oportunistas do palanque, buscando em Lula sua tábua de salvação. Os que divergem de Lula apoiam candidatos do outro extremo do espectro.

Falei candidatos? Perdão, é candidato, só um, Jair Bolsonaro. Os candidatos outros são o de sempre, das oligarquias dos acertos, das coalizões, da troca de cargos e comissões. Mudaram alguns nomes, outros permanecem – Alckmin, Ciro, Marina, Álvaro, nada de novo, tudo do mesmo. Lula e Bolsonaro, para o bem e para o mal, trazem o povo consigo. Os seguidores de um e outro saben i que querem, e o mais importante, o que não querem. E o que não querem são as políticas do adversário. Claro que isso existe em qualquer disputa política como a eleição que vem por aí.

No entanto, na disputa entre Lula e Bolsonaro existem duas visões claras e projetos definidos de Brasil. Podem não ser os melhores, mas são explícitos, um deles, assustador, pode levar o país ao caos, o outro, do lulopopulismo, pode levar à quebra no afã de retomar o modelo bolivariano do assistencialismo. Ao contrário dos outros candidatos, vagos e difusos, ue acenam com milagres nebulosos e conciliações impossíveis. A polarização Lula-Bolsonaro é novidade na História do Brasil, na medida em que traduz a decisão política de quem vota.

2 ideias sobre “O inventor do Brasil

  1. jose

    Rogério, os dois podem levar o País ao caos, são exatamente iguais ao fim de tudo. Não se iluda, os dois são maléficos ao País.
    E antes que me rotulem: não vejo até o momento nenhum candidato que satisfaça o básico para eu fazer uma escolha. Divido-os em ruins ou muito ruins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>