10:09O dia d

por Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário (http://www.oinsultodiario.com/)

Hoje é o Dia C. Qual a importância do Dia C? Nada especial, a véspera do Dia D. Qual a importância do Dia D? Esse dia foi importante na história da humanidade, a data em que os exércitos aliados desembarcaram na Normandia, França, no movimento final da II Guerra Mundial. Esse dia está também no imaginário humano, incorporado à linguagem popular para significar a data decisiva para qualquer acontecimento, no geral ou no particular.

O Dia D entrou até nas palavras cruzadas, nove entre dez charadas tem lá a solução com ele. Sempre tem um Dia D para qualquer um, no namoro, no emprego, na vida. Hoje é o Dia C do Brasil, dentro desse quadro que tracei, acrescentando a véspera da batalha decisiva. Ou seja, amanhã será o Dia D do Brasil? Algo trará uma definição para o Brasil. Sinceramente concedo meu ceticismo e a minha dúvida: amanhã não será um Dia D, maiúsculo. Não estamos na Normandia. E os aliados não vêm para libertar.

Tivemos o nosso dia d? Observem o d minúsculo, nossa História é minúscula. Anteontem foi um dia d, o golpe de 1964. Como o 15 de novembro e o 7 de setembro, nada excepcionais diante dos resultados. Amanhã será um dia d. A consoante será graduada para maiúscula? Não aventuro sobre o futuro; vejo no presente padrões do passado. Esses padrões não antecipam a esperada catarse de um Brasil que se afirma. Antecipam o de sempre, a farsa, aqui encenada como chanchada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>