5:42José Zaragoza, adeus

Da Folha.com

Morre José Zagaroza, publicitário fundador da agência DPZ

Morreu nesta segunda-feira (15) o publicitário José Zaragoza, 86, que fundou a agência DPZ –atual DPZ&T– com Roberto Duailibi e Francesc Petit.

Espanhol de Alicante, Zaragoza, que também era artista plástico e cineasta, radicou-se no Brasil em 1952, quando ingressou na Thompson de São Paulo como diretor de arte.

Também atuou nos Estados Unidos, a partir de 1956, e na Europa, para onde mudou-se em 1958.

De volta ao Brasil, criou a General Advertising –que depois virou a Nacional de Propaganda– e, em 1962, abriu o o estúdio de design gráfico Metro 3.

A DPZ foi fundada em 1968.

“Perdi um amigo da vida inteira”, afirmou Duailibi, segundo o Clube de Criação, do qual Zaragoza foi um dos fundadores e o primeiro presidente.

“Era o maior artista gráfico que eu conheci, dono de uma capacidade criativa desmedida, de um enorme bom gosto criativo, como já não se encontra nos dias de hoje”, disse, ainda segundo o Clube.

Zaragoza também atuou como jurado do Festival Internacional da SAWA (hoje Cannes Lions) e chegou a expor pinturas na Bienal de São Paulo.

O espanhol publicou livros, como o “Layoutman”, “Revisão” e “Olimpíadas”. Como pintor, expôs em diversas partes do mundo e no Brasil, inclusive na Bienal de São Paulo, de 1963 a 1967.

Em 2005, realizou uma exposição no Museu Brasileiro de Escultura, que reuniu seus trabalhos artísticos feitos no Brasil nos últimos 50 anos. Sua última exposição ocorreu no ano passado.

O publicitário morreu em casa, em São Paulo. Deixou a mulher, Monique, quatro filhos e sete netos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>