7:53Fumaça e tranco

O debate entre os candidatos ao governo do Paraná sobre a Copel e o aumento da tarifa da energia elétrica é fumaça de campanha.  A verdade, traduzida para o brasileiro, é apenas uma: será o consumidor paranaense quem vai segurar o tranco do fio desencapado da conta.

Compartilhe

19 ideias sobre “Fumaça e tranco

  1. hulk

    As mordomias, os cargos de confianca, e todo acervo politico cobicado da copel, os paranaenses pagam. Tem que moralizar e organizar a suruba. Hulkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  2. sergio silvestre

    É simples deduzir quem é o culpado,é só perguntar ao Beto Richa,a Copel foi privatizada ou é dos Paranaenses?Se é dos paranaenses a culpa do aumento é dele,senão for e foi privatizada a culpa é dos novos donos.
    Eu só não entendo uma empresa do estado dizer que o governo federal é quem acerta as tarifas do nosso quintal.Vão pro diabo que os carregue,desculpas esfarrapadas.

  3. cético

    Para quem quiser uma opinião técnica sobre o assunto, transcrevo um artigo da Mirian Leitão sobre o tema.

    http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2014/07/23/a-crise-energetica-vai-demorar-anos-para-ser-paga-543582.asp

    A crise energética vai demorar anos para ser paga

    É possível dizer que a conta de energia continuará subindo nesse ano e nos próximos. O aumento da tarifa atual, atente, não é para pagar os empréstimos tomados pelas distribuidoras em 2014. O encarecimento tem a ver com o aumento da energia em 2013.

    Há vários desdobramentos dessa crise no setor elétrico. As distribuidoras estão se endividando para combater o desequilíbrio entre o custo da energia e a tarifa cobrada dos consumidores. Com as térmicas gerando mais energia, o preço da geração aumentou. Mas o custo maior das distribuidoras também foi provocado pelo aumento da taxa de “descontratação”, ou o quanto elas têm de comprar no mercado à vista por não terem contratos de fornecimento de longo prazo. Esse número aumentou por culpa de um leilão fracassado feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

    As geradoras, sejam as hidrelétricas ou as térmicas, também estão com desequilíbrio. Ainda não se sabe de quanto.

    O certo é que a garantia dada agora aos bancos será paga por todos nós, sejamos consumidores ou contribuintes. É concreto. O governo, depois de ter desequilibrado todo o mercado por meio de Medida Provisória, inventou um longo caminho para tampar o rombo do setor sem que afetasse as metas fiscais para 2014.

    A todo momento aparece um novo fio desencapado. A confiança do empresário, por exemplo, segue caindo já que, sem saber o preço da energia, qualquer empresa suspende investimentos.

    Com o futuro nebuloso, vale olhar o passado. No final do governo militar, o setor elétrico estava quebrado, todos se deviam e ninguém se pagava. Um projeto de lei muito discutível fez o Tesouro sanear o setor inteiro na década de 1990 ao custo de R$ 20 bilhões.

    A crise atual deve custar mais caro.

  4. toledo

    Numa reflexão sobre a situação social do Brasil, a vozinha disse uma grande verdade.

    É, se dinheiro fosse merda, pobre no Brasil nascia sem cu.”

  5. leandro

    Não adianta a explicação real, técnica e com fundamento. O que interessa a algumas pessoas sem alcance sobre o que representa o fato e polemizar e achar um culpado. Se há culpado é o governo federal com uma politica energética falsa destituída de investimentos e com a forçada de barra para as geradoras de energia se endividarem com empréstimos junto ao BNDES. Só não lembra ou não vê quem não quer, pois o BNDES busca recursos para fomentar qualquer segmento através do tesouro e disso sobra para todos pagarem ( custo público, despesas governamentais tributação etc.) Esperem que ainda vem mais coisa por aí na área energética com os combustíveis.

  6. sergio silvestre

    Não adianta polemizar,de quem é a Copel e nossa ou é do governo federal ou dos acionistas?
    Não sendo do governo federal dono o que nós temos com isso?
    A energia do Pais é mais barata do mundo,o problema é os cargos que são muitos e os executivos dessas empresas ligadas a governos as incham com incompetentes,ai nós mortais pagamos as maiores tarifas do mundo.Bla bla bla não adianta,cacete nesses faptas

  7. antonio carlos

    Gostaria de saber para quê serve a agência reguladora do setor de geração do energia elétrica? Para quê? Para abrigar aliados da companheira presidanta? Para formular, fiscalizar e regular o sistema elétrico? Não é ela que diz quanto cada empresa do sistema pode cobrar pelo preço da energia elétrica? Então se a agência reguladora é a que diz quanto a nossa estatal da luz pode cobrar por ela. A ignorância e a má fé não justificam entendimentos estúpidos e eivados de má fé. É óbvio que o aumento poderia ser um pouquinho menor, mas se a estatal já vai mal, se não reajustar os preço da luz vai ficar ainda pior. Fazer demagogia com o chapéu alheio é uma moleza.

  8. sergio silvestre

    A ANEEL serve a mesma coisa que a Copel,para abrigar os apaziguados do governo sim sr AC.
    Em trocados e miúdos,pra bosta nenhuma,quem manda na Copel é os Paranaenses anta e quem da preço no seu produto é o dono,a ANEEL apenas sugeri.
    Você já viu aqueles livrinhos da avon?Então é a mesma coisa ,ali tem um preço sugerido e as revendedoras tem um preço para casas de família e um preço para a ZONA,onde as putas tem mais dinheiro.Acho que o governo está pensando que somos todos putas né.

  9. leandro

    Calma Sergio, quando você fica nervoso com o que falam contra teu guru e mestre você fica “elétrico” e aí erra na concordância. ( … é os paranaenses…., sugeri…..) Calma, Calma.

  10. leandro

    Nooosssssaaaa! Que nerviosissimo. Toma um remedinho daqueles do teu ídolo. Mas já que falaram que você foi um dos “chofeurs” do BOB, quem sabe agora ele possa te empregar de novo, mas não como tal e sim como limpador de bosta dos cavalos, de novo lá no Canguirí, se for eleito né!.

  11. leandro

    Toledo. De uma chegada no proctologista que resolve tua síndrome de fissuras mal curadas . Aproveite e leve o Sergio junto.

  12. leandro

    Toledo você deve ter aprendido hoje essa palavra não? Se negativo então a certezas é de que sabe perfeitamente o que representa por sentimento próprio.

  13. toledo

    Eu sei que você foi buscar o significado e não quer contar que o seu problema de tenesmo quer dizer sofrer de dor anal intensa. O Silvestre sabe disso porque ele lia a Revista Seleções. Melhoras Lendro, bom dia !!!

  14. leandro

    Devagar?? Então um empurra no outro com vioiência ? Toledo o Silvestre tá te entregando , vai devagar com ele , assim ele faz exame da próstata diariamente. Machão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.