10:57Encontro marcado

por Bernardo Mello Franco

Nunca na história deste país houve tanta expectativa por um depoimento à Justiça. O primeiro encontro do ex-presidente Lula com o juiz Sergio Moro promete ser um divisor de águas na Lava Jato. O jogo que será jogado em Curitiba ajudará a determinar o futuro da operação, do petismo e das eleições de 2018.

A tensão já começou antes da audiência. A pedido da Polícia Federal, que alegou razões de segurança, Moro adiou a sessão em uma semana. Foi um péssimo negócio para Lula. Em sete dias, o juiz ouviu mais três delatores que apontaram o dedo para o ex-presidente.

Nesta segunda (8), Moro acusou o petista de tentar transformar o interrogatório num “evento político-partidário”. Ele fez a queixa ao vetar a presença de um fotógrafo do Instituto Lula no depoimento. Na véspera, o juiz divulgou um novo vídeo nas redes sociais. Pediu que os seguidores da página “Eu MORO com ele”, administrada por sua mulher, não acampem em Curitiba para apoiá-lo.

Em outra frente, a juíza Diele Denardin Zydek proibiu os militantes petistas de se aproximarem da sede da Justiça Federal. A polícia anunciou um esquema de segurança comparável ao da Copa do Mundo. Depois disso tudo, outra surpresa: a defesa do ex-presidente pediu que o depoimento seja adiadomais uma vez.

O clima de tensão, que levou duas revistas semanais a compararem a audiência a uma luta entre o réu e o juiz, não parece saudável para a Lava Jato. A estratégia de Lula é se dizer vítima de perseguição política. Ao falar fora dos autos e divulgar vídeos caseiros no Facebook, Moro faz um favor a quem defende esta tese.

Há fortes indícios de que o ex-presidente manteve uma relação no mínimo imprópria com empreiteiras envolvidas no petrolão. O que interessa, ou deveria interessar, é definir se ele cometeu os crimes dos quais é acusado pelo Ministério Público. Se a partida se deslocar da arena jurídica à política, só haverá um especialista em campo: o próprio Lula.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “Encontro marcado

  1. Fausto Thomaz

    Cadeia já, chega de “indícios”, “suspeitas” e substantivos que deixam tudo no ar, como se não fosse verdade que esse sujeito foi o pior presidente que o país já teve, armou a maior quadrilha que existiu e ainda existe, espalhou tentáculos em todas as direções e ainda quer se eleger em 2018???? Acorda Brasil, esse sujeito merece ver o sol quadrado por muito tempo.

  2. Parreiras Rodrigues

    Se ele fez comício até no enterro da “Galega”, o que aprontará amanhã?

  3. Zé Mané

    Quinta-feira vamos saber para que lado o Brasil vai pender, para o passado ou para o futuro. Dependendo deste balanço já podemos ir nos aprontando, para o melhor ou para o pior. Eu da minha parte já tratei de ir adiantando o processo, já solicitei um passaporte novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.