9:47Em defesa de Rafinha

por Sergio Brandão

Primeiro leio o conteúdo nacional, depois entro nos sites locais. Deixo a gazetadopovo.com.br por último. Leio se a manchete é convidativa. Hoje, pra variar, me chama atenção mais uma chamadinha no esporte: “Rafinha vive sua pior temporada no Coritiba” Pergunta: terminou a série das matérias negativas sobre rebaixamento e agora querem detonar uns dos maiores craques que time revelou nos últimos anos? Nesta temporada o Rafinha foi e é  um dos maiores responsáveis pela boa campanha que o Coxa neste Brasileiro. Mesmo machucado durante um longo período, não se avalia um craque como ele pelo número de gols.

Ao que se sabe, futebol é esporte coletivo. Portanto, Rafinha tem sido de fundamental importância tática e também técnica para o time do Coritiba. Foi e é muito útil à equipe. Dizer que o menino vive a pior fase não reflete a verdade. Com muita boa vontade seria possível dar um ligeiro crédito se a avaliação pelo número de gols fosse feita a um centroavante. No caso deste craque, alguém sabe, por exemplo, o número de lances que ele participou e, destes, quantos resultaram em ataques perigosos ou até mesmo em gols? Esta tem sido a principal função dele nas últimas partidas.

Tenho dito que entre jornalistas que cobrem clubes estão, antes de tudo, torcedores, mas que acima disse deve prevalecer o profissional e sua missão. Quem faz cobertura de futebol é porque gosta e entende um pouco disso. A história da crônica esportiva no Brasil é muito peculiar. Quem está neste meio é porque teve ou tem um clube do coração. Se por acaso ou por escolha o futebol é o seu trabalho, melhor. Só não dá pra esquecer que é preciso primeiro trabalhar para informar correto e depois torcer.

6 ideias sobre “Em defesa de Rafinha

  1. sheila

    não conheço esse brandão, mas deve ser um desses 28 mil idosos curitibanos que ainda assinam a gazeta, um jornal que morreu e esqueceu de deitar.

  2. Wilmar

    Concordo com o texto, exceto na parte em que diz, indiretamente, que o Rafinha foi revelado no Coritiba. O Coxa só o contratou devido ao destaque que teve no Paraná Clube.

    Alex e Rafinha formando o meio ofensivo do Coritiba para 2013 é a garantia de muitos gols e ótimas perspectivas quanto a títulos. O ano promete.

  3. Luiz

    Tá feio mesmo, não acerta um passe, não acerta um chute no gol, não consegue driblar. Precisa se concentrar mais, anda muito afobado e enche o saco da torcida deste jeito.

  4. Ricardo

    A Gazetinha não tem mesmo jeito… a cobertura esportiva já virou um caso de psiquiatria. A vontade dos repórteres (e articulistas)em detonar o Coxa e o Paraná e enaltecer o Atlético é um caso perdido. Eles certamente ajudam a enterrar ainda mais a Gazetinha, que pelo jeito não é mais lida nem por Coxas nem Paranistas, e daqui a pouco nem mais pelos Rubronegros…

  5. jeremias, o bom

    Concordo com Brandão.
    Rafinha não merece o que foi postado na Gazeta. É um excelente jogador e é muito importante para o Coxa.

  6. antonio carlos

    Sou coxa branca graças a Deus, mas estes corneteiros deste gazeta, coxas como eu, agora que o Coxa não cai mais, vem com este mea culpa. Aceitem a realidade, o cara é bom e só porque não está dando 100% não presta? O mesmo aconteceu com o Marcelo Oliveira, bom técnico mas quando o time não vence o técnico dança. Até parecem queesqueceram o recorde mundial de vitórias seguidas, é mérito tanto do Rafinha quanto do Marcelo. Menos gazetosos, estão se achando só porque elegeram o Guga? ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>