4:12Dentro e fora

Do jornal O Globo

Temer diz que pode cancelar nomeações irregulares para Itaipu

Diretores eram dirigentes partidários, o que fere a Lei das Estatais

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira que vai cancelar a nomeação de dois diretores para Itaipu se confirmar que eles foram dirigentes partidários recentemente, o que fere a Lei das Estatais. A resposta, enviada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, responde à reportagem do GLOBO que revelou que o presidente nomeou para a estatal dois diretores que eram dirigentes partidários, descumprindo a Lei. Os nomes dos novos dirigentes foram publicados nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Temer disse, em nota, que mandou checar a informação sobre os dois novos diretores e que, caso ela seja confirmada, os escolhidos “serão substituídos”.

O desrespeito à Lei das Estatais já tinha sido apontado pelo GLOBO quando da revelação pelo Planalto dos nomes que seriam indicados. Na ocasião, a Casa Civil informou que os nomes ainda estavam em pesquisa e o ministro Eliseu Padilha afirmou que a nova lei seria aplicada ao caso, o que acabou não ocorrendo

A Lei das Estatais veda a nomeação para a diretoria de empresas públicas “de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Rubens de Camargo Penteado, nomeado para a diretoria técnica executiva, integrou o diretório do PPS do Paraná até 23 de junho de 2016. Ele foi indicado para a função pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR).

Ramiro Wahrhaftig, nomeado para a diretoria de coordenação, fez parte do diretório do PSD do Paraná até maio de 2016. Ele foi indicado para Itaipu pelo deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>