Da coluna Mercado Aberto, da Folha de S.Paulo
O município de Curitiba vai fazer uma PPP (parceria público-privada) para a prestação de serviços de limpeza urbana, coleta e transporte de lixo para toda a cidade.
O valor da concessão é de R$ 2,76 bilhões, e o prazo, de 15 anos. O edital está previsto para ser publicado até o fim de outubro.
Hoje, recolhimento e transporte dos resíduos sólidos são feitos por uma terceirizada, com contrato de cinco anos, a ser encerrado em abril de 2017, e os dejetos vão para um aterro na região metropolitana da capital paranaense.
“Além do contrato de coleta, vai ser lançado um outro, para o tratamento de detritos, no ano que vem”, segundo Fábio Scatolin, secretário de Planejamento.
Para ajudar a patrocinar o serviço, a cidade cobra uma taxa de recolhimento, que é embutida no IPTU.
Parte dos custos hoje é subsidiada pelo município. “A prefeitura tem estudado, com muito cuidado, rever os imóveis que têm imunidade de imposto, e estimular a reciclagem, para diminuir os gastos com coleta de resíduos.”
Com o novo modelo de contrato, o serviço deverá ficar até 18% mais barato que o atual, estima o secretário.
Em contrapartida, o município poderá ceder terrenos para a instalação de estações de transbordo -locais onde será armazenado o que for coletado nos bairros, antes de seguir para o aterro. Serão, pelo menos, duas unidades.
LIXO BILIONÁRIO
Curitiba terá PPP para detritos sólidos
Como é hoje?
Uma empresa tem contrato, com prazo de cinco anos, para coleta e transporte de resíduos sólidos. O município paga R$ 242,50 por tonelada de lixo
Como será a PPP?
Terá vigência de 15 anos e valor estimado em R$ 2,8 bilhões. A vencedorá criará estações de transbordo, para reduzir custos de transporte até o aterro