12:13Casa de branco

por João José Werzbitzki

As casas polonesas antigas, dos imigrantes, foram feitas com toras, sem pintura. Para preservar algumas destas relíquias remanescentes, quando da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, foi criado o Bosque do Papa, com algumas destas jóias de construção árdua. Creio que o prefeito era Jaime Lerner. Agora não é que a Prefeitura de Curitiba, de Gustavo Fruet, mandou pintar as casas de branco, desrespeitando o patrimônio histórico polonês no Paraná! Seria o mesmo que pintar Outro Preto de marrom e o Pelourinho de preto. Inadmissível barbárie à memória dos poloneses no Paraná e em Curitiba.

 

Compartilhe

7 ideias sobre “Casa de branco

  1. leandro

    Sim, foi na gestão do Prefeito Jaime Lerner. O bosque do Papa, implantado em patrimônio público do estado, teve suas casas coloniais respeitando o estilo polonês, muitas ainda nos encontramos em municípios do Paraná, como Marechal Malet e outros com predominância étnica polonesa.
    A mudança do visual deve ter sido feito por orientação e graça de algum iluminado que hoje campeia na Prefeitura.
    Não é de hoje que esta administração e aí no caso envolve a Secretário do Meio Ambiente e Fundação Cultural, que parece que tem a intenção de descaracterizar tudo que marcou a cidade em tempos passado.
    No presente caso, não sei como fica a opinião da Danuta, fiscal e guardiã do Bosque do Papa, onde muitas vezes até tem o exagero de imaginar que lá é uma espaço só seu.
    Não lembro bem, mas um dia desses houve uma postagem aqui no blog que falou sobre a comunicação da Prefeitura nas redes sociais e que isso tem um efeito multiplicador. É claro que sim, mas esse efeito deveria levar em conta o que foi feito de bom na cidade em épocas passadas que não voltam mais. Quando acontece coisas assim dá a nítida impressão que querem mudar a história urbana e cultural da cidade. Esquecem que ainda existe povo aqui que tem memória e que participou diretamente em tudo isso que existe aqui e muitas vezes não se dá o valor a cidade e assim procuram administrá-la numa sala com ar condicionado e um computador passando disso além das redes sociais , a uma administração meramente virtual onde tudo pode ser criado e modificado a gosto e hora de quem que seja. Não é bem assim.

  2. Petrukio

    Puxa vida! Que prejuízo gigantesco ao mundo! Crianças morrendo de fome e o digníssimo preocupado com uma demãozinha de cal?

  3. Clint Eastwood

    Perdoem a ignorância do prefeito, ele não sabia que as referidas casas precisavam permanecer como estavam. Achou por bem o insigne prefeito, acolitado por um destes cuecas de seda, remanescentes do tempo da implantação das supracitadas casas, que lascasse uma de mão de cal naquelas “velharias”.

  4. Pingback: Jota Agostinho » Arquivo do Blog » INADMISSÍVEL BARBÁRIE !!!

  5. leandro

    Tem gente demais que fala um monte de bobagem e sem saber o que é realidade e como foram feitas a obras que até hoje aí estão. Esse povo diz um monte de asneiras e se acham os intelectuais da atualidade, aproveitam os espaços de hoje para falar bobagens e para dizer coisas que são sem nenhum sentido a não ser ignorância . Essa turma que hoje se manifesta nos blogs poderiam antes de dizer qualquer coisa procurar informações e depois comentar. “supracitadas casas” foram consideradas ´na época ícones de um momento para a cidade com a visita do Papa João Paulo II e com isso uma homenagem também à colonização polonesa da região, aliando duas coisas a história e a preservação do bosque que se transformou em Parque e é visitado por milhares de pessoas nos anos que passam, Então pessoal não houve interferência de ninguém que remanesce de administrações passadas, pois se houvesse a cidade estaria bem melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.