8:35Calma, gente

por Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário (http://www.oinsultodiario.com/)

OS BURGUESES estão preocupados com a possível prisão de Lula. Burgueses são a fauna, de que não me excluo, que cobre desde a classe média periclitante e moralista até o ricos com nojo da companheirada. Gastam estresse à toa, Lula não será preso. Mas e essa gritaria dos petistas, os uivos de Maria Madalena Hoffmann, que a toda hora enxuga o sangue virtual de Inri Lula? Gritam contra a prisão, mas pensam em outra coisa, no julgamento do ex-presidente.

Maria Madalena e alguns apóstolos – como Roberto Requião, dublê de São Paulo, o romano que se converteu e pregou o cristianismo – combatem a prisão como resultado do julgamento no TRF para … influenciar o julgamento no sentido de absolver Lula, pai, filho e espírito santo na hagiologia petista. O movimento dos apóstolos visa acuar os juízes, só isso. Porque Lula provavelmente será condenado, ou, por outra, o TFR irá confirmar a sentença do juiz Sérgio Moro.

Por que a sentença será confirmada? Porque a burguesia bateria as panelas como faria armas da bateria de panelas (no tempo de mamãe comprávamos panelas em ‘baterias’, o nome da armação que as mantinha penduradas na cozinha, geralmente sobre o fogão). A Lava Jato foi um avanço considerável, localizou a corrupção no coração do poder, armada dentro do gabinete de dois presidentes da República e condenou um deles.

A sentença será confirmada por ser questão de honra para o Judiciário, que com a condenação de corruptos cresceu no contexto dos poderes. Claro, nosso Judiciário não é monolítico, há os mão pesada como o juiz Moro e há os ministros que esquentam panos em Brasília e falam pelos beiços e cotovelos e podem reverter as sentenças dos de mão pesada. Mas na hora ‘h’, estes pensam politicamente. A presidente do Supremo esteve em Porto Alegre para avaliar as condições do julgamento com o presidente do TRF.

Por que Lula não será preso? Simples, porque é um passo muito grande para o Brasil. Julgá-lo e condená-lo foi demais, coisa sem precedentes, aberração para nossa democracia, recém nascida com hidrocefalia. Nossas instituições não têm estabilidade e nosso povo não tem organicidade para acatar a prisão do político que se põe fumos de santidade. Ao contrário de Getúlio Vargas, Lula quer ficar na vida e na história – mesmo com a mancha da corrupção.

Essa coisa de prisão após a condenação em segunda instância não está digerida nos tribunais superiores de Brasília. Há jurisprudência pró e contra, assunto não definido no Supremo. Inclusive há condenados em segunda instância soltos. Portanto Lula poderá ser o anticlímax, o pai do precedente que irá beneficiar outros condenados, inclusos políticos, sejam os de sua caçamba petroleira, sejam os do dicionário de sinônimos de Michel Temer.

2 ideias sobre “Calma, gente

  1. Sergio Silvestre

    Tá na hora em que os policiais também pobres deixar cair a ficha e deixar o povo, os 200 milhões de brasileiros incluindo eles fazer uma fachininha nesse País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>