11:34Cadê a OAB do Paraná?

Em menos de um mês dois vereadores de Curitiba foram presos. Um, Denilson Pires, acusado pelo Ministério Público de fazer parte de uma  quadrilha que roubava dinheiro do Sindicato dos Motoristas e Cobradores. Outro, Julião Sobota, por ter participado de um quebra-quebra entre torcidas organizadas e que, na seqüência, afirmou em plenário que poderá fazer tudo de novo. Pergunta-se: onde anda a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná, que fez um escarcéu por conta das denúncias dos podres na Assembleia Legislativa do Paraná e encabeçou o movimento “O Paraná que Queremos”? A Câmara Municipal de Curitiba não faz parte do Estado? A falta de ética dos deputados é diferente da dos vereadores? O que acontece?  Por que o silêncio?

37 ideias sobre “Cadê a OAB do Paraná?

  1. Yuri Gagarin de Souza

    Esse julião “só bota” no dos atleticanos envergonhando e atraplahndo quem realmente deseja curtir um espetáculo esportivo

  2. Hint

    Vá estudar a natureza jurídica de um sindicato e a tipificação das vias de fato…
    Depois, se entender alguma coisa (o que parece improvável, se não impossível), tente compreender a função do legislativo como elemento estruturante da tríade do Estado Democrático de Direito… Depois abra a boca…
    Faça-SE esse favor!

  3. cezar

    Também acho que ela deve se posicionar, mas não entendi porque só a OAB. Acho que a chamada poderia se estender para os demais órgãos da sociedade civil organizada. Cade o CREA, o CRM, os sindicatos, e, sobretudo, cade as entidades que congregam os jornalistas?…

  4. Carlos Américo

    E não venham dizer que em uma casa de leis roubavam dinheiro público e na outra não, porque é exatamente a mesma coisa. Falta de ética, de decoro, de vergonha. Os vereadores que roubam do sindicato, fazem arruaças e se vangloriam da quilometragem no camburão também são pagos com o meu dinheiro. A não ser que estabeleçam um critério baseado em valores e digam que existem ladrões de 1ª e de 2ª categoria.

  5. Tô de Olho....

    OAB-PR…tá brincando! Zé Beto… a última prisão do ex-diretor da assembléia(Bibinho), foi feita com um xerox do acordão do Ministro Toffoli, nem passou pelo TJ nem pela juíza do inquérito. O que causa-me espanto é ue só a RPC que sabia hora, local e como ele seria preso – através de um xerox – Depois diz que é o Lula que quer a Venezuelização do Brasil, no Paraná já começou….

  6. Tô de Olho....

    E tem mais informaram-me um “tuiuiu” que o ex-diretor quando estava livre foi no cartório do taboão e assinou um documento público se responsabilizando por todas as nomeações dos comissionados desde 1986 quando ele entrou como diretor geral da assembléia, são mais de quatro mil, será que agora a casa cai? Zé Beto.

  7. zebeto

    hint, se você é advogado, não honra a classe, porque é cagão. segundo: deveria aprender a ler. se não entendeu o que está escrito, é daqueles que se acham, porque pasta como asno e arrota juridiquês.

  8. furacãonacopa

    Zé….o “hint” deve ser Advogado novo…ou novo Advogado…imagine…acabou de passar no exame da ordem, comprou um terno, passou gomalina no cabelo..e…pronto!
    Sou Advogado! kkkkkkkkkkk

  9. Luiz Antunes

    Ze,

    So´o fato dos vereadores estarem sendo presos, nao diz nada e diz muita coisa. Voce pode ser preso por desacato ,por embriaguez, por desobedecer a ordem “superior” ou por ser salafrario, como o dono do digno veiculo no qual voce escreve. Entao, dois vereadores presos, quer dizer que a ordem das coisas segue seu rumo. Conselho de etica , inquerito etc…etc…etc..
    O problema dos deputados e´justamente esse..falta de policia.. falta de cadeia , falta de tudo e ai precisava de uma intervencao externa…da sociedade.

  10. Franco

    “a função do legislativo como elemento estruturante da tríade do Estado Democrático de Direito”…

    Sei… Aliás, qualquer aluno de primeiro período de qualquer faculdadezinha de direito sabe o que significa isso..Mas (desculpe a minha ingonorança), o que tem a ver isso com a falta de ética de um vereador-chefe-de torcida ?

    Seria a função do legislativo ser estrumante da tríade (Coritiba, Atlético, Paraná) do Estadio Esfereográfico do Dinheiro ?

    Explica aí gênio da raça !!

  11. zebeto

    se você é mesmo luiz antunes, que trabalha no governo do paraná, vou passar seu mail para o dono do jornale e ele vai se entender com você. de resto, também não sabe ler. aí, complica.

  12. CHC

    Certíssimo ! Devemos tirar Julião da Câmara urgente. O que estão fazendo esses vereadores ?
    Julião incentiva o ódio e as brigas, chega de demagogia, ou esse Derosso realmente toma uma atitude ou sei lá – vai brigar junto com o Julião e quebrar bares e ameaçar pessoas por aí.
    Basta !!!!

  13. Edmar Junior

    Caro Zé Beto, salve!

    Infelizmente, a OAB (inclusive a do Paraná) só age quando interessa à sua Diretoria.

    Essa de guardiã da Constituição, da Sociedade e do Estado Democrático de Direito é papo pra boi dormir. Não raras vezes a Ordem age de forma contraditória. Vide o episódio triste patrocinado pela OAB/SP que tentou proibir uma exposição de desenhos na Bienal.

    Há ainda a questão do exame de ordem… Dizem que é garantia de bons profissionais. O que não falam é que o grande problema da advocacia não reside na existência de profissionais ineptos, mas de profissionais corruptos, antiéticos, trambiqueiros, que embolsam dinheiro dos seus clientes e somem. E, neste ponto, vai ver quantos advogados são punidos pelos Conselhos de Ética? É uma piada.

  14. Hint

    Prezado blogueiro dos 16 mil posts “sem categoria”… kkk
    Leia você a tua própria resposta antes de chamar alguém de asno! Que densidade intelectual hein professor! Parabéns!
    Te ajudo: a) Sindicato é um ente privado; b) Briga de rua é coisa de malaco…
    Um esquema de desvio de dinheiro público que dura décadas e — em que pese a atuação da OAB – continua igual é bem diferente… OU NÃO?

  15. pedro paulo

    professor galdino o verdadeiro paladino da politica paranenese. Este é o meu heroi. gostei de sua colocaçao parabens profesor galdino . politico com atitude sem medo e com coragem. bata forte, tem meu voto e de toda minah familia.

  16. CHC

    Olha Hint (anômimo), decoro parlamentar é decoro parlamentar em qualquer esquina do país.
    A questão da violência no esporte interessa sim à categoria dos advogados e quando um Vereador alouquiçado e maluco sai por aí bancando o valentão e agredindo ferozmente e prometendo agredir e bater nas pessoas isso é assunto de ordem pública sim senhor. Posso te chamar de Hant ao invés de hint?
    Abraço a todos.

  17. Da Poltrona

    São casos diferentes. É preciso entender isso para não ser injusto com instituições que deram exemplo quando foi necessário. A Casa do Espanto ou da Vergonha estadual ultrapassou todos os limites a ponto da OAB estadual tomar providências junto com outras entidades como o Ministério Público. Não obstante ela ainda está atuando fora dos parâmetros da moralidade pública. Cabe agora à Justiça sua parte. Mas cabe também à sociedade, através do voto, daqui a duas semanas, fazer a higienização categórica. Já a inutilidade patente dos edis da Câmara está descambando para a criminalidade. Cabe então que atuem os mecanismos de controle, sejam públicos, como o Ministério Público, sejam da própria Cãmara. Se não atuarem, teremos – a sociedade – a oportunidade daqui a dois anos de fazer exemplar higienbização. Mas a OAB não carrega o piano de nós todos nas costas. E os outros, institucionais ou não, onde estão ou estiveram até agora ? É preciso entender isso.

  18. Alfredo

    Ze, nao de bola pra essa raça escrota da OAB, que se vendeu para a RPC, mostre a verdade, diga a verdade, por isso q vc tem credito na praça, mesmo falando mal do próprio veiculo que trabalha, no mais vc tem carater

  19. Pier

    Será que nada se fala porque a Câmara Municipal anuncia semanalmente na RPC – Gazeta (aquela coluna “camara informa” no caderno vida pública)?

    Dificil né! Afinal eles se dizem tão independentes….

    O Derosso não larga o osso e tem todos na mão. Lá pode tudo, pois ninguém irá dar atenção. Segundo dizem, muitos fantasmas migraram da Assembleia para a Câmara… que beleza…

    Enquanto isso o presidente da OAB se mobiliza para sua campanha à OAB nacional e segue a cartilha da RPC.

    Será que o Reporter Karlos vai farejar algo pela Câmara Municipal? Ou seu faro anda meio comprometido com as festas de final de semana?

  20. Hint=loko

    Esse hint deve ser assessor do Julião da Caveira. Fez direito pelos correios e deve estar mostrando, com “orgulho”, os “posts” para o chefe!

    A quebra de decoro e ética não precisa ser dentro da Câmara para ensejar a cassação e investigação. Leia o regimento interno da Câmara e a Constituição do Estado.

    Julião: vergonha aos paranaenses (atleticanos ou não)!

  21. Diego

    Zé, polêmicas à parte, penso que isso nada mais é do que reflexo da sociedade que elegeu esses pseudopolíticos. Penso que o povo precisa de EDUCAÇÃO, aí não vamos precisar que as Entidades Classistas tenham que tomar atitudes que cabem à polícia. Finalizo dizendo que as imunidades parlamentares deveriam cair, pois os representates do povo deveriam dar o exemplo e deveriam agir e se portar como pessoas dignas e corretas, não precisando de privilégios para trabalhar.

  22. Carlos

    Parabéns Beto, por isso que adoro e leio só o seu blog, o resto é o resto.
    E a OAB só entra na parada quando rola verba, caso contrário pra que, né.

    Abraço

  23. Professor Waldemar

    Aloooco, quanto ranço no coração, minha gente. Zé, já te bateram mais pesado e vc não revidou com essa rispidez. Ao que se deve?
    Parabéns pelo blog!

  24. Chad

    Caro Edmar Junior: faria somente uma correção ao seu post. A OAB pune sim os advogados infratores. A questão é saber quem são e quais os escritórios representados pelos Conselheiros que julgam os casos submetidos à apreciação disciplinar. Não conheço estatísticas, mas pelos sobrenomes dos Conselheiros dá para imaginar que a disciplina funciona para uns e para outros não.

  25. OAB Jornal

    Segundo me informaram o jornal desse mês da OAB-PR ( entregue mensalmente a todos advogados) contem um encarte especial de publicidade.

    O anúncio: uma concessionária da veículos “parceira” da RPC.

    Quanto foi pago: provavelmente o mesmo que a OAB paga na jornal da RPC: nada.

    Viva as permutas e maracutaias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>