10:18Cassaram o Jaguar!

Do Blog do Orlando

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe é um dos maiores cartunistas do Brasil. E não tenho medo nenhum de dizer que é o melhor editor de humor que o país já produziu.

Divertido, ferino, sem papas na língua, rápido no gatilho e com um feeling incomum para saber onde está o título certo, a legenda matadora, acaba de ser demitido, por email, pelo jornal o dia onde fez história como colunista e cartunista.

Ok, todo mundo está sendo demitido, as redações estão se tornando cemitérios de elefantes novos, mas, convenhamos, qualquer veículo deveria se orgulhar de ter um Jaguar na parede. quanto mais em seus quadros!

Anos atrás eu o encontrei cabisbaixo e furibundo numa mesa de hotel em Piracicaba. Ele havia sido convidado a fazer parte do Júri de premiação do Salão e estava desolado porque não tinha mais onde trabalhar.

O velho cartunista sentia o peso da idade e o peso da burrice de nossa imprensa que, já naqueles dias, se apressava em afundar suas próprias publicações.

Jornais e revistas que se transformam apenas em cadernos de classificados e catálogos de infografia não precisam de jornalistas, ilustradores ou cartunistas sejam eles novos ou velhos.

Semanas depois, ele foi procurado pela Desiderata para editar alguns álbuns de humor. se animou. mas a Desiderata foi vendida e assim ficamos.

Aos 84 anos, com problemas de saúde, Jaguar ainda é capaz de levantar defunto numa mesa de bar mesmo tendo parado de beber.

Fica aqui meu salve ao velho humorista, ao mais carioca dos cartunistas, ao melhor editor de humor do mundo!

Se O Dia te dispensou, dane-se! fique com a noite. Você merece. Um brinde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>