16:06Agora vai!

Do site da Câmara Municipal de Curitiba

Proposto que escolas recebam jornais por assinatura

Começou a tramitar no dia 20 de fevereiro projeto de lei do vereador Jairo Marcelino (PSD) que obriga a Prefeitura de Curitiba a fornecer a todas as escolas municipais jornais “de maior circulação” por assinatura. A lista de periódicos seria definida pela Secretaria de Comunicação Social, que também ficaria obrigada a pagar a despesa com as publicações (005.00138.2017).

“A finalidade do projeto de lei”, justifica Jairo Marcelino, “é proporcionar aos professores melhores condições de debate em sala de aula, que poderiam ocorrer a partir de matérias jornalísticas sobre economia, política, saúde, educação, esporte e cultura, por exemplo”. “É preciso incentivar os alunos também a praticar a leitura de jornais e a participar da vida pública”, defende o vereador.

É a terceira vez que a proposição tramita na Câmara de Curitiba, pois Marcelino já protocolou projetos semelhantes em duas legislaturas anteriores. Na primeira vez a proposição passou por Legislação e Economia, mas não chegou a ser votada em plenário  (005.00179.2007). Na seguinte, houve outro entendimento na análise de constitucionalidade e o projeto foi arquivado por Legislação (005.00269.2013). 

Tramitação 
Com a leitura no pequeno expediente de uma sessão plenária, o projeto de lei começa a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.

7 ideias sobre “Agora vai!

  1. Fufico

    Vamos distribuir fax, telex e endereços de telegrama para cada escola.
    Fica mais fácil a comunicação, né Jairo Marcelino.
    E que tal assinar uma Playboy maringaense para cada escola adulta?

  2. eleitor desmemoriado

    Este cara deve estar vivendo no tempo do avião à lenha, até antes do computador, não sabe o ignorante que os jornais impressos estão com os dias contados? Com certeza o descarado está fazendo lobby para o Jornal da Família Paranaense, porque este está caindo pelas tabelas, a cada dia que passa perde mais e mais leitores, ou seja, vai morrendo junto com os seus leitores falecidos.

  3. Ademar Luiz Vieira

    Esse vereador é tido dentro da Câmara de Câmara de Curitiba como o leva e trás das empresas de transporte coletivo.
    Com essa notícia ele vai ser o ” me socorra da Gazetona “

  4. juca

    Não é nada de ser atrasado. Em tempos de internet, os jornais são bem vindo, uma vez que na internet fatalmente seria só a página da prefeitura disponível além do facebook do Greca e aí só teriam elogios .

  5. joao marcos

    Temos de aprender a ler, depois, pensar, se todos chegarem a esta conclusão talvez o Jairo não seria eleito, a cidade passa por um momento crítico, a falta de uma vereança melhor qualificada, tem número relevantes e comissionados no quadro funcional, muitas famílias em situação irregular por conta da burocracia. O Jairo está sendo usado nesta proposição, isto está cheirando algum armistício em função de eleições no próximo ano. Tem político que não sente bem confortável, já passou do ponto e a trégua tem preço. Pobre jairo, que de bobo não tem nada…. Um dia saberemos quem é o verdadeiro mentor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>