11:58A reabertura do casarão da UPE

A Fundação Cultural de Curitiba informa:

Casarão histórico da UPE reabre neste sábado

O casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE), localizado na Rua Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco, reabre no próximo sábado (29).  Administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, desde abril de 2013, o imóvel recebeu uma série de benfeitorias e passa a abrigar as atividades administrativas e culturais da UPE e receber os encontros do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Juventude e do Conselho Municipal de Política Étnico Racial. Foram feitas a reforma dos banheiros, a troca dos vidros e portas, jardinagem, pintura, restauração elétrica e restauração hidráulica.

O casarão, em art nouveu, datado de 1918, é uma Unidade de Interesse Especial de Preservaçao (UIEP) e já pertenceu à família Benjamin Baptista Lins de D’Albuquerque, um dos fundadores da Gazeta do Povo, e também à Universidade do Paraná (atual UFPR). O imóvel foi adquirido pelo governo do Estado na década de 1950, mas ganhou notoriedade como sede da UPE, entre 1959 e 1968, quando foi tomado pelo regime militar. Em 1983, o prédio retornou para as mãos do Estado que o cedeu à prefeitura de Curitiba. Até 2012, o prédio estava sendo ocupado pela UPE por meio de comodato.

Reabertura do Casarão da UPE

Data: 29/11/2014
Horário: 9h
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti (esquina com a rua João Manoel)

Compartilhe

Uma ideia sobre “A reabertura do casarão da UPE

  1. Sociedade Responde

    Ué? Mas o Estado ou o Município não ia reaver o prédio que mesmo depois de reformado no passado recente e entregue a UPE, acabou sendo depredado, semi abandonado e negligenciado pelos próprios estudantes? ** Aliás, espaço para festinhas, arruaças, bebedeiras e outras orgias, segundo denúncia da própria vizinhança e tudo registrado pela imprensa ** Não fizeram a manutenção do imóvel e em pouco tempo virou um pardieiro. A imprensa destacou na época que o prédio seria requisitado pela Estado (ou município) e agora volta para às mesmas mãos? ** A UPE, na verdade, nunca precisou de todo aquele espaço e menos ainda tem uma diretoria séria para cuidar do patrimônio, que é público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.