17:07A história da Biblioteca Pública do Paraná, por Nilson Monteiro

A Biblioteca Pública do Paraná informa:

A Biblioteca realiza na próxima quarta-feira (4) o lançamento de Livro aberto: uma história da Biblioteca Pública do Paraná, do jornalista e escritor Nilson Monteiro. O evento faz parte das comemorações dos 161 anos da BPP e acontece no Hall Térreo, a partir das 18h30. A entrada é franca.

Publicado pelo selo Biblioteca Paraná, Livro aberto: uma história da Biblioteca Pública do Paraná apresenta um panorama dos 161 anos da BPP, uma das instituições mais antigas do Estado, fundada em 7 de março de 1857, quatro anos após a Emancipação Política do Paraná, em 1853.

Elaborada com alguns recursos de ficção, mas principalmente a partir de ampla pesquisa, a obra traz em 216 páginas informações sobre as 13 sedes da BPP, seus 41 diretores e mostra a relação da comunidade com o espaço de 8,5 mil metros quadrados que reúne mais de 700 mil itens, entre livros, documentos, revistas, jornais, selos, cartas e títulos raros.

“A Biblioteca é um universo e, mais que isso, desde seu início viabilizou o contato das pessoas com o mundo por meio de um acervo riquíssimo. Nos últimos anos, consolidou-se como um centro cultural, em que há espaço para todas as formas de expressão artística. A BPP é viva, vivíssima”, diz Nilson Monteiro, jornalista há 47 anos e autor, entre outros livros, de Simples (1984, poemas) e Mugido de trem (2013, romance). 

Livro aberto: uma história da Biblioteca Pública do Paraná é ilustrado com fotos que, por si mesmas, também proporcionam uma percepção da trajetória da Biblioteca, desde seu início até 2018, momento em que mais de 30 projetos estimulam a leitura e aproximam a população da BPP.

Rogério Pereira, diretor da BPP, afirma que Livro aberto é um título que transcende a História da instituição que acaba de completar 161 anos. “É uma obra sobre uma biblioteca, mas também a respeito do Paraná, do Brasil, do mundo e, portanto, de todos nós”, diz Pereira, desde 2011 à frente da Biblioteca Pública.

Serviço:

Lançamento do Livro aberto, uma história da Biblioteca Pública do Paraná, de Nilson Monteiro

Dia 4 de abril, a partir das 18h30, no Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná

R. Cândido Lopes, 133, Curitiba — PR

Entrada franca

 

 

Uma ideia sobre “A história da Biblioteca Pública do Paraná, por Nilson Monteiro

  1. Antonio Godoy

    Parabéns, meu irmão, Nilson. Não poderei estar presente ao lançamento, mas gostaria de também ter em mãos um exemplar deste seu livro,que tenho certeza, como os demais de sua autoria, reúne grandes pensamentos e elevado conteúdo. Abraço. Sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>