16:4594 anos de Clube Atlético Paranaense

Do site da CBF

Festa em Curitiba! Criado em 26 de março de 1924, o Clube Atlético Paranaense completa 94 anos de história nesta segunda-feira.

Em 1912, Joaquim Américo Guimarães reuniu um grupo de amigos e fundou o International Foot-Ball Club, que tinha as cores preta e branca no seu uniforme e disputava torneios na baixada da Água Verde. Em 1917, surgiu o América Futebol Clube, que utilizava as cores vermelha e branca. Equipes independentes até 1924, os dois clubes se fundiram em março daquele ano, dando origem ao Clube Atlético Paranaense. A primeira partida de futebol que a agremiação realizou foi no dia 6 de abril de 1924, contra o Universal FC. e obteve vitória por 4 a 2.

Mantendo a mesma base que havia se sagrado campeã em 1929, o Atlético tornou-se uma equipe que se impôs aos adversários. Em 1930, ganhou o título de bicampeão paranaense, pela primeira vez na história do clube, com duas vitórias sobre o Coritiba por 3 a 2 durante o campeonato. A partida que consagrou o bicampeonato foi na segunda vitória sobre o Coxa, em 28 de dezembro de 1930, em uma verdadeira guerra campal com o resultado de 3 a 2 para o Rubro-Negro.

Em 1949, o Atlético Paranaense foi um “Furacão” que passou pelos campos paranaenses. Com a manchete do jornal Desportos Ilustrados no dia 20 de maio de 1949, anunciando a goleada do rubro-negro em cima do Britânia: O “Furacão” Levou o “Tigre” de Roldão, nasceu o apelido do time paranaense. Não só o time de “49″, como os demais times formados pelo clube, receberam o carinhoso apelido de Furacão e, assim sendo, o termo foi inserido no hino do clube, não só para idolatrar a equipe de 1949, mas também para representar a força que o clube tem junto a sua torcida e o receio e o respeito que seus adversários devem ter nos confrontos dentro das quatro linhas.

Atualmente, a Clube Atlético Paranaense ocupa a 9ª posição no Ranking de Clubes da CBF com 11.718 pontos. A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza toda a diretoria, funcionários e torcedores pela data especial e deseja muitas glórias e conquistas no futuro. Parabéns, Furacão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>