17:07Vadão, adeus

Da FSP

Morre Vadão, técnico da seleção feminina e criador do Carrossel Caipira

O técnico Oswaldo Alvarez, 63, o Vadão, morreu nesta segunda (25). A informação foi confirmada pela CBF, onde Vadão trabalhou até o ano passado como técnico da seleção feminina.

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de um tumor no fígado que estava em estado avançado. A doença havia sido diagnosticada no início deste ano, durante exames de rotina.

O enterro vai acontecer em Monte Azul Paulista (400 km de capital), sua cidade natal.

Ex-meia-esquerda de passagem discreta por times do interior de São Paulo, Vadão parou de jogar aos 28 anos para se dedicar ao curso superior de Educação Física. Foi o caminho que usou até conseguir se transformar em treinador. Destacou-se a partir do início da década de 1990. Ficou famoso como formador do que ficou conhecido como “Carrossel Caipira”, a equipe do Mogi Mirim que tinha no ataque Rivaldo, Leto e Válber.

A ideia de Vadão foi inspirada na Laranja Mecânica, a seleção holandesa vice-campeã mundial na Copa de 1974, onde os jogadores não tinha posição fixa e se movimentavam o tempo todo, em busca sempre os espaços vazios para receber a bola.

“No início ninguém entendeu e os primeiros treinos foram confusos. É muito difícil implantar um esquema que ninguém estava acostumado e que pede muita inteligência dos jogadores em campo. É um trabalho que o treinador precisa de tempo para implantar”, reconhece Leto, um dos integrantes da equipe.

Os três saíram do time para jogarem por Corinthians ou Palmeiras. Rivaldo seria eleito o melhor do mundo em 1999.1

Quando saiu do Mogi Mirim, Vadão inciou a ligação com os clubes de Campinas que seria uma das marcas registradas de sua carreira. Entre Guarani e Ponte Preta foram nove passagens. É o terceiro treinador da história do Guarani em números de jogos (204). Foi vice-campeão paulista em 2012, sendo derrotado apenas para o Santos de Neymar.

Ele jamais perdeu um dérbi campineiro. Em nove jogos, foram cinco vitórias (quatro pelo Guarani e uma pela Ponte) e quatro empates.

Guarani FC (de )@oficialguarani

Obrigado por tudo, Vadão! #VadãoEterno

Vídeo incorporado

30515:25 – 25 de mai de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads88 pessoas estão falando sobre isso

Vadão dirigiu 18 times diferentes e a seleção brasileira feminina em 28 anos de carreira. O primeiro dos grandes do estado foi o Corinthians, em 2000. No ano seguinte chegou ao São Paulo, onde foi campeão do Torneio Rio-São Paulo e lançou Kaká (na época chamado de Cacá), na equipe profissional.

“Minha eterna gratidão por você ter aberto as portas pra um garoto que ninguém conhecia e poucos acreditavam. Mas você acreditou, me ensinou, me deu oportunidades pra que eu pudesse voar. Hoje o dia é de muita tristeza, mas as lembranças que guardo no meu coração são de muitas alegrias!!! Descanse em paz meu amigo”, escreveu no Instagram o meia-atacante que atuou pela seleção brasileira em três Copas do Mundo e foi escolhido melhor do mundo em 2007.

O técnico também venceu estaduais no Paraná (Athletico, em 1999) e Santa Catarina (Criciúma em 2013).

Em Curitiba, iniciou a montagem do elenco do Athletico que em 2001 seria campeão brasileiro da Série A.

A fase final de sua carreira ficou marcada pelas passagens pela seleção feminina. Foram duas, entre 2014 e 2016 e de 2017 a 2019. Seu último jogo pela equipe foi a derrota diante da França, nas oitavas de final do Mundial do ano passado.

“Não me vejo [mais no futebol feminino]. Porque veja bem, para ser bem sincero: o futebol masculino paga muito mais que o feminino. Vamos supor que eu vá trabalhar num clube do futebol feminino aqui do Brasil. Não, eu tenho um mercado melhor no masculino financeiramente falando. Mas se amanhã tiver um convite de fora do país, de alguma seleção, e a gente entender que seja válido, tudo bem. Mas no momento estou focado em voltar pro futebol masculino”, disse ele em entrevista à Folha em julho do ano passado.

Ele foi substituído no cargo por Pia Sundhage, técnica da seleção sueca que havia eliminado o Brasil de Vadão na semifinal da Olimpíada do Rio-2016.

A meia-atacante Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo homenageou o treinador nas redes sociais.

“Orgulho demais de ter vivido momentos maravilhosos ao seu lado e ter tido a oportunidade de aprender muito. Obrigada por tudo e descanse em paz”, postou a jogadora.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.