6:23Pelo mundo, Jair Bolsonaro vai das piadas para a tragédia

por Nelson de Sá, na FSP

‘É o novo Jim Jones?’, pergunta Salon, citando a mesma ‘retórica de culto à morte’ do fanático que levou centenas ao suicídio

O serviço de notícias Deutsche Welle reproduziu vídeo em que o humorístico Extra 3, da TV alemã NDR, “ridiculariza” o presidente brasileiro.

“É espantosa a quantidade de virologistas que temos na Alemanha neste momento, uma loucura”, diz o quadro, sobre os que falam ser “só uma gripe”. Sugere que se formaram na “Universidade Bolsonaro de ensino à distância, em Brasília”, onde as disciplinas são “Facebook e Twitter”.

A mesma DW entrevistou um consultor de empresas, Ian Bremmer, para quem, “no plano internacional, Bolsonaro virou motivo de chacota“.

E a nova Economist (acima) traz charge do presidente com a cabeça enfiada na bandeira do Brasil, com a imagem do coronavírus no lugar do círculo azul. Mas no texto a revista britânica denuncia sua “negligência com a vida dos brasileiros” e “sabotagem ativa da saúde pública”, citando “sinais de insanidade”.

A revista Salon, mais tradicional veículo americano de internet, de 1995, vai além e pergunta, no título: “Jair Bolsonaro é o novo Jim Jones?”. O brasileiro usa a mesma “retórica de culto à morte” do líder fanático que levou mais de 900 seguidores ao suicídio coletivo na Guiana, em 1978.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.