9:58A ciência em tempos de pandemia

por Claudio Henrique de Castro

Ciência, do latim scientia, é o ramo do conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação ou classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos.

Basicamente, o discurso científico se produz pela comprovação dos fenômenos físicos, químicos e biológicos.

Temos então o argumento de autoridade da ciência.

Por esta razão a Universidade é fundamental ,pois ela é que guarnece, produz e desenvolve a ciência desde o século XII, isto é, há mais de mil anos.

Os povos devem muito às ciências médicas, biológicas e químicas pois graças a elas foram produzidas as vacinas, os remédios, desenvolvidos os hábitos de higiene, os modos de precaução das endemias, etc.

Os críticos da ciência dizem que graças a ela foram produzidas as bombas atômicas, de hidrogênio e as sofisticadas armas das guerras.

Também graças ao uso da ciência e dos interesses econômicos das corporações, que estão devastando o planeta.

O Brasil se enquadra naqueles países que não investiram, a longo prazo e continua não investindo na educação pública, universal e de alto nível para o povo, por isto tem campo fértil para discursos anticientíficos.

A ciência é produzida pelos cientistas, não por vivaldinos ou ignorantes.

Um piloto de avião não se forma por eleição, mas pela comprovação do domínio da teoria e da técnica. Ninguém entraria num avião cujo piloto foi eleito por determinadas pessoas, por critérios de simpatia, e que não passou por testes rigorosos de pilotagem.

Os políticos não são cientistas, são líderes que por meio de processos eleitorais conquistam seus mandatos. Eles não podem negar ou desconsiderar a ciência.

Reza a Constituição que o estado brasileiro deve dar tratamento prioritário ao progresso da ciência.

Se os políticos e os administradores públicos estão discursando e tomando medidas contra os postulados da ciência médica e da infectologia, como acontece agora, temos um estado de coisas inconstitucional, passível de ações criminais, cíveis e processos administrativos de afastamento dos agentes políticos e de servidores públicos.

Quem nem sabe o que é ciência e a despreza, não tem as mínimas condições de debater temas que demandam conhecimento científico.

Tentar pôr um fim na complexidade científica e afirmar que tudo é simples é a saída mais fácil para quem nega a ciência médica, a saúde pública e as grandes conquistas do conhecimento da humanidade.

Os setores esclarecidos do planeta devem comandar os rumos do combate à pandemia. Hoje eles são representados pela Organização Mundial da Saúde e pela comunidade científica internacional, não por demagogos e parvos.

Compartilhe

6 ideias sobre “A ciência em tempos de pandemia

  1. José Elizeu

    Sei que este é um blog de esquerda, alguns aqui adorariam derrubar o Bolsonaro por conta do vírus. Mas que tal deixar as questões políticas para resolver durante a campanha e nas eleições? A China já virou a página e está com a economia funcionando a todo vapor. Aqui no Brasil nós precisamos proteger as populações de risco, e os demais, que voltem logo ao trabalho. Não tenho nada a ver se uma emissora de TV quer derrubar o presisente, isso é problema sexual dela. O que não pode acontecer é o prejuízo que será lançado sobre milhões de pessoas, de famílias e de empresas. Não queremos o caos econômico e social (ou vocês querem?). Não adianta destruir o país, pois aqueles que forem vencedores no futuro, herdarão uma terra devastada. É isso que vocês deseham para seus filhos, para seus netos? Coloquem a mão na consciência e TENHAM VERGONHA NA CARA!

  2. SERGIO SILVESTRE

    Eu acho que você tá certo ZELIZEU,tá certo em achar que o blog é de esquerda,tá certo que o Bolsonaro é um grande estadista,tá certo em apinhocar dentro de trens e ônibus dezenas de milhões de pessoas a maioria trabalhadores.
    Entendo vocês de “direita” vocês são práticos,se morrer 13 milhões de trabalhadores,acaba o desemprego,se morrer dezenas de milhões de mendigos,acaba o problema nas esquinas e marquises,e por ventura o vírus entrar nos presídios resolve nosso problema penitenciário.
    Outra coisa seu ZÉ,se todos os evangélicos ou na sua maioria abrir as igrejas e todos se infectarem,mais um problema resolvido no Pais,acaba todos esses picaretas da fé.
    Palmas pro Zé.

  3. Antonio Jose

    Ah Zébeto, agora desanimei…eu só entrava no blog por achar ele bem equilibrado! Agora que descobri que é de esquerda, não volto mais aqui! Obrigado pela luz, Jose Elizeu!

  4. Adalberto Medeiros

    Ao Sergio Silvestre: li várias vezes o texto do José Elizeu, me parece expressar uma postura serena, sustentando a defesa das populações de maior risco e retorno ao trabalho dos demais. Já o seu texto aparenta unicamente tentar desqualificar a opinião daquele comentário. Postura adulta e argumentos são essencias no confronto de ideias. Do jeito que está, é Elizeu 1, Sergio 0. Desculpa, tá bom?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.