5:47Carta aberta ao presidente Bolsonaro

Por Dirceu Pio

Caro presidente

Quero informá-lo primeiro que não sou médico, sanitarista ou profissional de saúde. Sou apenas um jornalista com mais de 50 anos de vivência no mundo de informações e um observador atento dos fatos que atingem o Brasil e o mundo nestes tempos de Pandemia !

Digo também que, como cidadão, sou a favor da ideia de adotar, para o bom combate ao Covid-19, a sua ideia de intervenção vertical, tal qual o descrito em artigo de Thomas Friedman no New York Times, em lugar da intervenção horizontal, o chamado “lockdown”, de resultado ainda relativo em países como Itália, Espanha e França.

Vejo, contudo, que a substituição da estratégia pode ser arriscada se o novo modelo não for planejado e amparado em certos cuidados, como a distribuição de testes a todos os postos de saúde, distribuição de cloroquina e uma atenção especial a idosos e ao universo de imunodeficientes de quaisquer idades.

Assim, tenho uma sugestão a fazer, dividida em algumas partes:

1ª.)- Realizar um piloto da estratégia num estado da Federação e eu sugiro que este seja Santa Catarina, por duas razões: a)- é o Estado que lhe deu a maior votação em 2018 (66% do total) e é também o estado que pode ser considerado o berço do empreendedorismo no Brasil e o que, portanto, mais perderá com o “lockdown”, sem contar que ali a população já pressiona o governo pelo fim da quarentena, inclusive com um primeiro “buzinaço” registrado esta semana em Balneário Camboriú…

2ª.)- Fazer um rápido, mas cuidadoso, inventário do número – e localização – de idosos e imunodeficientes, identificando, nas camadas mais pobres, quais as famílias que não têm condições de isolar em casa, fora de ambientes promíscuos, as pessoas do grupo de risco. Liberar recursos e orientação às prefeituras para implantação de “casas de acolhimento” dos grupos de risco, sem condições de isolamento em família. Desnecessário dizer que essas “casas de acolhimento” devem ser dotadas de médicos e enfermeiros, fisioterapeutas, medicamentos.

3ª.)- Prever a transformação de igrejas e outros espaços de uso comunitário em “casas de acolhimento”.

4ª.)- Além da ajuda a aposentados, já em execução, destinar uma verba adicional às famílias de idosos mais carentes, para pagamento de cuidadores.

5ª.)- Prever recursos para investimentos em campanhas educativas massivas (dentro de apenas um Estado, fica mais fácil apurar a eficácia), usando Agências de Publicidade locais, como meio de contribuir com a economia do Estado-piloto.

6ª.)- Definir prazos de execução e, caso o experimento seja bem sucedido, isto é, alto índice de contágio e baixo índice de letalidade, extrapolar o mesmo modelo para outros estados e de acordo com o interesse de prefeitos e governadores.

É basicamente isso o que tenho a lhe dizer, presidente.

Finalizo com votos de sucesso nessa emergência, causada a meu ver menos pelo vírus biológico e muito mais pelo vírus da desinformação.

Abraço grande…

Dirceu Pio
São Paulo, 29 de março de 2020.

Compartilhe

15 ideias sobre “Carta aberta ao presidente Bolsonaro

  1. Penacova

    A cloroquina não tem eficácia contra o COVID19. Está em estudo. O isolamento é estratégico, no intuito de ganhar tempo, e conter o avanço e a disseminação do vírus. O problema aqui é dar ouvido a jornalista não técnico que pensa, se pensa, igual ao seu ídolo Bolsonaro, sendo este com seu egocentrismo achando estar acima da ciência. Ora, se o ídolo, amo, Donald Trump reconhece a gravidade do problema, impôs isolamento.
    Hoje, faltando alguns ajustes já se tem a proteína s, que neutraliza multiplicação do vírus.
    O fato de identificar está proteína iremos saber quem está imune ao Covid19, através de exames. Caso o médico tenha está proteína ora trabalhar com traquilidade.

  2. SERGIO SILVESTRE

    Puxa vida Pio,vamos fazer de Santa Catarina uma nova “ELYSIUM’ uma cidade modelo em plena pandemia.
    Helicópteros com laços vai capturando os velhinhos e colocando eles num compartimento antisséptico a prova de vírus e doenças.
    Depois de um certo tempo ,quando tudo passar,abre-se uma comporta e aqueles rugados de túnica branca,brilhando mais que o cavaleiro de sr dos anéis,se deparam com SC arrasada,ossadas aos montes queimando nas esquinas de Camboriú e suas águas marinhas cor de abacate maduro com de centenas de baleias jubat boiando.
    O s restantes dos estados fica com o ovo esfomeado e SC se torna o maior asilo do mundo,por que sobraram poucos catarinenses produtivos.

  3. Solange

    Pio, assim como o presidente, vc presta um desserviço ao país falando tanta besteira. Neste momento a ordem é TODO MUNDO FICAR EM CASA. Apenas serviço essenciais em funcionamento. Esse seu puxa-saquinho já passou dos limites. Não podemos falar o presidente, infelizmente. Mas Zé Beto, você pode tirar o espaço dessa pessoa que escreve contra o bem estar do povo e da saúde pública. Tá difícil!

  4. nelson padrella

    Como brasileiro na faixa do grupo de risco (81), acho que o senhor Pio não devia dar mais nenhum pio em conversa de adulto. A pessoa é médica, sanitarista, o quê? Se a pessoa acha que deve ser assim ou deve ser assado, lembro que o Achismo não é uma ciência exata. Estou à favor da Organização Mundial de Saúde, o que me parece o mais lógico no momento. Tem ocasiões onde cabe como uma luva a famosa frase do ex-rei de Espanha: “E tu, por que não te calas?”

  5. sklogw

    Se não é médico, nem sanitarista, nem profissional de saúde deveria era ficar quieto e seguir as recomendações da OMS.

  6. Penacova

    É brainstorm!!! Desculpe o auê , eu não queria magoar vocês, foi loucura da Canabis, errou na dose.

  7. Maringas

    Zé Beto

    eu sei que esse teu espaço é aberto a vários tipos de opiniões e posturas, mas acho que em certos momentos não se deve dar voz para achismos. você não acha?
    se cuide e fique em casa

  8. Paulo Roberto Burmester Muniz

    Como foi dito muito tempo atrás: “….discordo do seu pensar e agir; mas, defenderei teu direito de pensar e agir…”.

    Simples assim, sem ofensas, mas que devem ser desconsideradas pelo impacto do confinamento social.

  9. Frik

    Pio, estou muito preocupado com o timing destas medidas aqui. O pico das doenças respiratórias aqui no eixo CWB-POA ocorre no meio do ano, até meados de Setembro (ainda inverno). Achatar a curva agora pode não ser bastante para evitar que sejamos uma nova Lombardia mais pro meio do ano. O vírus provavelmente vai estar circulando de alguma forma até a transição de outono para inverno, e o ciclo de transmissão se renovar. O risco será termos, não uma depressão, mas o próprio colapso.

  10. Jose

    “Difícil administrar um reino onde uma parte tem medo da morte, outra tem medo da fome… e a terceira quer atear fogo no castelo.
    Só espero que, ao final de toda esta crise, os que estão com medo da morte e os que estão com medo da fome se unam contra os que querem atear fogo no castelo.”

    Autor desconhecido. Para reflexão

  11. Frik

    Pois é, os principais líderes mundiais tiveram que ceder, o que nós vamos fazer. Esperar dias melhores. Outro abraço, Pio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.