16:54A epidemia do coronavírus não é um enfrentamento ideológico

por Cesar Silvestre Filho

Com todo respeito aos que pensam diferente, essa epidemia não é um enfrentamento ideológico entre esquerda e direita. Daqui a pouco, vão querer carimbar os que defendem medidas de prevenção mais rigorosas de comunistas manipulados pela mídia, e os que querem manter a economia rodando de fascistas que não tem apreço pela vida. Isso seria reduzir a importância desse momento a uma mediocridade e insignificância absurdas. Estamos diante de um fato de impacto global sem precedentes. O mundo todo está aprendendo a lidar com essa pandemia ao mesmo tempo, na base da tentativa e erro. Observando o que deu certo em alguns lugares e, principalmente, evitando o que deu errado. Diante desse ambiente, cautela e prevenção são as únicas decisões sensatas nesse momento. Cada governante sabe o tamanho da sua infraestrutura hospitalar. Sabe o quanto 10% de agudização dos pacientes representam para o sistema. Eu adoraria acreditar naqueles que dizem que é tudo uma bobagem e deveria continuar tudo ao normal. Seria mais simples e economicamente melhor para todos os lados. Mas a maioria dos especialistas e a experiência internacional contrariam com veemência essa orientação. Há quem se justifique dizendo que o clima do Brasil é completamente diferente da Itália. Quem vive no Sul do Brasil e conhece nosso inverno, especialmente aqui em Guarapuava, sabe que não é verdade. Toda mãe sabe como ficam nossos hospitais, durante o inverno, com doenças respiratórias comuns. Há ainda quem afirme que a Itália é muito diferente do Brasil porque a nossa densidade populacional seria bem mais baixa. Como o cálculo da densidade inclui a região amazônica, reservas indígena etc, é claro que eh mais baixa. Mas o Sul e o Sudeste concentram mais de 70 % da população da população brasileira e a sua densidade se equipara ao Primeiro Mundo.
Diante de tudo isso, faço aqui um apelo: vamos ter bom-senso e equilíbrio. Não há bem maior em jogo que a saúde e a vida. Qualquer erro de análise ou de decisão poder ser uma tragédia. Mais do que nunca, é hora de confiem nas autoridades sanitárias, no trabalho dos especialistas e no compromisso dos gestores responsáveis. Passaremos por isso juntos e rápido, se cada um der a sua cota de cooperações e sacrifícios individual. Todos queremos seguir nossas VIDAS com normalidade o mais rápido possível. Ao lado dos nossos pais e avós, que não são meras estatísticas!

* Prefeito de Guarapuava e presidente do Podemos no Paraná

Compartilhe

7 ideias sobre “A epidemia do coronavírus não é um enfrentamento ideológico

  1. SERGIO SILVESTRE

    Onde será que o quase Xará achou os comunistas,olha que eu sou um socialista desde criança e nunca vi um comunista.
    Os governadores vão sair por cima desse enrosco,já o presidente(faze o que né)esse alem de nos envergonhar e envergonhar grande parte pensante que votou nele(ainda tem uns asnos) vai ser o Ca ligula da modernidade.

  2. Leonel

    O fato de citar a palavra comunista ou não pouco importa…
    O que realmente importa é a lucidez do prefeito, aliás tive o prazer de conversar com ele algumas vezes e não poderia esperar outra fala dele que não está.

  3. Jose

    Silvestre, vc nunca viu nada.
    E nunca foi socialista, foi no máximo um seguidor de caudilhos, ditadores e ladrões populistas.
    E também é um exemplo que o teu “quase xará” cita: qualquer um que discorde de você é automaticamente fascista.
    Hipócrita é a melhor palavra para definir pessoas como você.
    Saúde!!!

  4. wilson portes

    Caro Prefeito Silvestre:

    Parabéns por suas palavras, que retratam bem a importância e urgência da tomada de medidas voltadas à mais rápida extinção dessa praga chamada COVID-19, ao lado de outras, destinadas à manutenção dos empregos e geração de impostos.
    Nota 100.

  5. SERGIO SILVESTRE

    Ta ruim né Zé,não da para pescar,nem beber heineken,nem caçar comunistas né,eles são tão raros como as cegonhas.Duro né,ficar velho e decepcionado,calma que o Bozo renuncia com anistia para ele e sua criminosa família,já se aventuraram e se ferraram,fazer o que,Boa Quarentena.

  6. Jose

    Engano seu silvestre, continuo trabalhando.
    Nunca vi um comunista, só imbecis como você que se acham socialistas mas não passam de bajuladores de ditadores, coronéis políticos, caudilhos e ladrões.
    Não gosto muito de cerveja, raramente tomo.
    Pescar sim, aliás continuo pescando, o tanque continua cheio aqui na frente da varanda.
    E se o bolsonaro renunciar, problema dele. Eu vou continuar aqui, feliz como sempre; bem ao contrário de vc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.