18:45Saída de Moro do governo seria negativa para Bolsonaro?

Da coluna Radar, na Veja

No final de janeiro, Jair Bolsonaro flertou com uma manobra de aliados para esvaziar o Ministério da Justiça e Segurança Pública de Sergio Moro. O ataque apoiado por Bolsonaro levou o ministro mais popular do governo a avisar que pegaria o rumo de casa se o presidente levasse o projeto adiante. Bolsonaro recuou na sequência.

Um mês depois, um levantamento do Paraná Pesquisas mostra que o recuo do presidente evitou um desastre para o governo. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados disseram que Bolsonaro perderia com a saída de Moro do governo, contra 17% que consideraram que o presidente “ganharia” com a queda do ex-chefe da Lava-Jato.

STF, Planalto ou vice de Bolsonaro? Brasileiros apontam caminho a Moro

No levantamento em que mediu o estrago, para o governo, de uma eventual saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça, o Instituto Paraná Pesquisas quis saber dos entrevistados “o que seria melhor para Sergio Moro: ser candidato a presidente, ser candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro ou ser indicado para ministro do STF?”

Mais popular que o presidente da República nas pesquisas, Moro é o único potencial candidato que ameaçaria a eventual reeleição de Bolsonaro. Por isso, o próprio presidente já chegou a propagandear a ideia de ter o auxiliar como vice em sua “chapa dos sonhos” em 2022.

Os brasileiros ouvidos pelo Paraná Pesquisas, no entanto, foram por outro caminho. Para 58% dos entrevistados, o melhor projeto para Moro, em Brasília, seria ser indicado por Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal.

Ser candidato a derrubar Bolsonaro do Planalto em 2022 foi a opção escolhida por 16% dos entrevistados. Já compor uma chapa com o presidente foi a melhor saída para 14% dos entrevistados.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.