11:49A outra face da esquerda

Por Dirceu Pio

Não é preciso ser psicanalista para saber que toda pessoa que entra pra valer na luta armada teve, antes, de destruir seus valores éticos mais entranhados.
Em nome de uma causa, aceitam roubar, matar, sequestrar, praticar atos de terrorismo e torturar – por que não ?

Diria que a reconstrução desses valores em tempos de normalidade democrática é muito difícil, se não impossível…Os presídios brasileiros que abrigam toda sorte de lombrosianos comprovam isso, tal a enormidade de reincidência que registram diante, inclusive, do completo fracasso dos programas de ressocialização.

Só isso poderá explicar a onda avassaladora de corrupção que se constituiu na marca registrada de quase todos os governantes nos três níveis da Federação durante esses 16 anos de domínio da  esquerda, que a grosso modo pode ser chamada de quadrilhas escondidas atrás da ideologia socialista, inclusive do chamado “socialismo democrático”, do PSDB.

EXEMPLOS NÃO FALTAM

Há exemplos clamorosos dessa verdade, toda ela materializada na figura do todo poderoso ministro do governo Lula, o ex-guerrilheiro Zé Dirceu. Se existe um personagem que jogou a ética na lata do lixo, esse é o Zé. Roubou muito durante seu tempo de governo e continuou – talvez continue – roubando, desbragadamente.

As histórias de bastidores sobre o que ele aprontou – após deixar o governo – em Balneário Camboriu, Santa Catarina, são de deixar ruborizado Guido Mantega, um santo se comparado aos ex-guerrilheiros que o cercavam, entre os quais a “presidenta” que o nomeou.

Tudo isso sem contar que seu nome aparece na lista (pura indignidade) das pessoas que receberão até morrer gordas indenizações (33,7 mil todo mês, valor acima do teto constitucional) , como “reparação” econômica por terem sido “perseguidos”, punidos, demitidos ou cassados durante o regime militar.

HISTÓRICO INDECENTE

O histórico dessas indenizações, aliás, mais do que ratifica a ideia da perda irrecuperável dos valores éticos dessa gente.

Num país onde nada menos de 13,5 milhões de pessoas (2018) permaneciam em extrema pobreza,  contingente maior que toda a população de países como Bélgica e Portugal, embolsar todos os meses quantias acima de 5 mil reais é uma atitude pra lá de indecente.

Para se ter uma ideia desse escândalo, o tipo de “reparação econômica” beneficia mais de dez mil pessoas e o desembolso pra pagar essa gente somava mais de 13, 4 bilhões de reais, segundo cálculo da Agência Brasil, em 2017 . E há mais: os valores pagos em indenização a anistiados políticos são isentos do Imposto de Renda e não podem ser objeto de contribuição à Previdência Social.

Mas será que em meio a essa gente não existiu ninguém que tenha conseguido recuperar seus valores éticos ? Há sim e eu conheci um deles: o poeta e jornalista  Ferreira Gullar, que ao ser indagado, em vida, se iria pleitear a indenização que era paga a todos os ex-guerrilheiros, respondeu:

– Eu não ! Ninguém me mandou fazer o que fiz !

Compartilhe

11 ideias sobre “A outra face da esquerda

  1. Rock

    Pessoas sem luz própria procuram apagar aos dos outros, até posso concordar em alguma coisa sobre as indenizações talvez tenha alguma razão sobre isso, mas querer falar das pessoas que tiveram a coragem de pegar em armas para defender os princípios que acreditavam naquele momento é de uma covardia sem precedentes, conte a sua participação naquele momento histórico pois já era um homem formado, nos conte que posição tomou de que luta participou, seja ela pela esquerda ou pela direita, nos mostre algo que fez ou ficou sem tomar lado e depois de passados anos e anos agora critica quem pelo menos tomou uma posição de luta, tanto pela direita ou pela esquerda, mas pelo menos tiveram uma ato de bravura e agora vem o sr. fazer criticas já que naquela época no mínimo ficou debaixo da cama esperando o desenrolar dos fatos e agora acha-se no direito de atacar quem pelo menos teve coragem de pegar em armas para defender o que acreditava. É por isso que se declara ativista de redes sociais pois nunca teve coragem de ser ativista e defensor de qualquer ideal saindo em campo aberto e ainda tem coragem de fazer propaganda na página de seu face para a derrubada da democracia no dia 15 de março, vergonha chegar na idade que chegou e pedir para que o povo vá as ruas derrubar poderes constituídos com o risco de criar baderna e muitas vidas com isso se perderem. Passou mais de 70 anos com certeza por essa vida e até agora não compreendeu nada do que ela poderia te ensinar para te fazer um ser humano melhor e a única coisa que conseguiu acumular foi ódio contra aqueles que não compactuam com seus ideais de vida.

  2. Dirceu Pio

    Rock, eu não coloquei em discussão a coragem…coloquei em discussão a Ética…outra coisa: pare de insistir que eu tenho ódio ou que escrevo com ódio..nada a ver: move-me apenas e apenas a indignação porque tenho olhos para enxergar e não para decorar o rosto…tanto não tenho ódio que vou até lhe mandar um abraço por ter reconhecido que as “indenizações talvez tenha (sic) algo a ver”…parabéns, devagar devagarinho você chega ao ponto…

  3. Antonio Jose

    Rock, acostume-se com os tempos em que vivemos… hj qualquer um pode escolher um inimigo e falar grosso, arrotando julgamentos, sentado em frente ao seu computador.

  4. SERGIO SILVESTRE

    Falando em “lombrosianos’ como vai a família do presidente,os lombrosianos Serra,Alkmin,fhc,já os 713 mil lombrosianos ,pretos,putas e petistas são outra casta de infratores mesmo sem p´provas.

  5. Rock

    Não Pio sobre as indenizações sempre tive a minha opinião que elas teriam que ser melhor avaliadas, mas que vc. tem ódio isso tem basta ver alguém de roupa vermelha que já começa espumar pela boca achando que todos os males desse país é culpa de um único partido, pois se tem dúvida releia os teus textos e perceba quanta magoas carrega dentro desse velho corpo que só soube perdoar tucanos, democratas, PTBistas, PP. PSL., e outros partidos que foram bem mais prejudiciais que o PT. para o Brasil, mas vc. só sabe ver defeitos nesse último. Quanto ao abraço retribuo e pode saber que é sincero e espero que um dia vc. seja menos seletivo e veja que o PT., não foi tão ruim como vc. foi adestrado a acreditar pela PIG ., que sempre teve como única preocupação forrar seus cofres pouco ligando se o Brasil vai pegar fogo ou não.

  6. Dirceu Pio

    Rock, tem certeza que você leu o trecho do meu artigo onde escrevo: ” ….que a grosso modo pode ser chamada de quadrilhas escondidas atrás da ideologia socialista, inclusive do chamado ‘socialismo democrático’, do PSDB” ?

  7. Rock

    He.he.he. faz uma breve menção ao tal socialismo democrático do PSDB., que nunca foi aplicado e já
    acha que com isso está perdoado por descer a bordoada diariamente contra o PT., em suas páginas no face e em seus textos na internet, ou seja é muita cara de pau. E olhe que essa turma que enaltece dos milicianos e quadrilheiros do Bozo para vc. são todos santos a ponto de querer ir para as ruas ter coragem de reivindicar alguma coisa com que moral mesmo pretende isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.