6:13Blogueiro do Paraná é condenado por ofender mãe de Glenn Greenwald

por Mônica Bergamo, na FSP

Blogueiro é condenado a pagar R$ 15 mil por ofender a mãe de Glenn Greenwald

Ele afirmou que Glenn mentia ao pedir visto de urgência para seus filhos conhecerem a avó, que estava com câncer e morreu quatro meses depois

O blogueiro Oswaldo Eustaquio Filho foi condenado a pagar R$ 15 mil por danos morais para o jornalista Glenn Greenwald por ter ofendido a mãe dele, Arlene Greenwald, que morreu em dezembro vítima de um tumor no cérebro.

Em agosto do ano passado, Eustáquio afirmou que Glenn mentiu sobre o estado de saúde de Arlene apenas para acelerar a concessão de visto para os filhos menores e, assim, partir com eles para os EUA.

O jornalista reagiu chamando Eustaquio de “lixo humano” e decidiu processá-lo.

O blogueiro afirmou, em sua defesa, que analisou postagens da mãe de Glenn nas redes sociais e concluiu que ela não estava “em fim de vida” e portanto o pedido de visto de emergência para os netos poderem visitá-la não se justificava.

Na sentença, o juiz Antonio Carlos Maisonette Pereira afirma que as “postagens publicadas pelo réu [Eustáquio]” apresentavam “uma carga ofensiva ao autor e sua mãe que ultrapassa o objetivo legítimo de criticar”.

Além disso, o blogueiro não se ateve, segundo o magistrado, “ao compromisso ético de checar a veracidade das informações divulgadas, exorbitando da crítica para o campo das insinuações, as quais, no caso, são pejorativas e induvidosamente ofensivas à honra do autor e sua mãe, imputando ao primeiro, ainda, o cometimento de crime”.

Eustáquio, conclui o juiz, “ultrapassou os limites das liberdades constitucionais que lhe são asseguradas, agindo de forma abusiva ao disseminar informações equivocadas sobre o estado de saúde” da mãe de Glenn Greenwald. Cabe recurso da decisão.

 

Compartilhe

3 ideias sobre “Blogueiro do Paraná é condenado por ofender mãe de Glenn Greenwald

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.