6:46Pátria amada

por Ruy Castro

Será suficiente lavar com sabão a bandeira no vídeo de Roberto Alvim?

Sou despertado todos os dias pelo rádio de cabeceira. Os locutores têm fixação por engarrafamentos, as vinhetas musicais são longas e repetitivas e o Brasil parece sempre pior do que na véspera. É bastante para fazer o cidadão pular da cama e ir à vida, em vez de tentar mais dez minutos de cochilo. E, mesmo que não fosse, há os anúncios da propaganda oficial com as façanhas dos ministérios, todos terminando com a assinatura: “Ministério tal. Governo Federal. Pátria amada, Brasil”.

É de embrulhar os mais rijos estômagos, tão desprevenidos de manhã. A mim, soam particularmente ofensivos, porque não gosto que me pespeguem a pátria amada sem minha autorização. Não por ter algo contra a dita pátria —perdi a conta das vezes em que, nos anos 60, saí às ruas do Rio por ela, levei borrachadas no lombo e passei algumas horas numa cela da rua da Relação. É que não sei se estamos falando da mesma pátria. Se for a atual, dedicada a destruir a educação, o ambiente, as relações exteriores, os direitos humanos e a cultura, pode ser a mesma, mas não será amada.

Roberto Alvim, o Goebbels de galinheiro, tinha uma bandeira do Brasil ao seu lado no vídeo em que pregou uma “nova arte nacional”, “heroica” e sujeita ao seu diktat de, então, secretário da Cultura de Bolsonaro. O que farão com aquela bandeira tão ultrajada? Será suficiente lavá-la, esfregá-la com sabão? E quem garante que ela não será levada a enfeitar o gabinete de Regina Duarte, substituta de Alvim e, com certeza, herdeira das políticas de seu antecessor para a pasta?

O problema não está nos símbolos, mas em quem os encarna. Minha geração, que chegou à maioridade por volta de 1964, desenvolveu alergia ao Hino Nacional de tanto ouvi-lo como prefixo daqueles homens sombrios, fardados e de óculos escuros.

Eles também quiseram nos impor uma pátria amada. E custou, mas a pátria decidiu diferente.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “Pátria amada

  1. Zangado

    Esse Ruy Castro deveria se dedicar a escrever biografias, ou crônicas cariocas, aí ele vai bem; essas crônicas com viés político esquerdalha são tipo cachimbo que faz a boca torta. Com a boca torta nosso Hino soa horrível.

  2. nelson padrella

    Corajoso e lúcido Ruy Castro! Ainda existem brasileiros como você que não se deixam iludir pelo canto das cegonhas (sereias era com o Ulisses). Pessoas que não se deixam levar pelo zurrar da tropa. Parabéns, Ruy, nossa Pátria foi tomada de assalto pela Ignorância e pela Estupidez, mas ainda restam pessoas de mente clara, como você, para nos dar a esperança de um Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.