21:06Na boleia, com o Camarão

por JamurJr.

Quem subiu a serra no sábado pela BR-376 levou um susto com o grande movimento de carros indo para o litoral. Nem sempre foi assim, lógico. Na década de 50 a ligação de Guaratuba com Paranaguá e Curitiba era pelas praias. Um ônibus com carroceria de madeira, dirigido por um motorista simpático que atendia pelo apelido de Camarão, deixava o Porto de Passagem pela manhã em direção a Paranaguá. A maior parte da viagem era feita pela praia, até Praia de Leste, de onde seguia numa rodovia revista com sambaqui. Quando a maré estava alta, Camarão parava e esperava baixar para atravessar os pequenos rios que desaguam no mar. Motoristas menos experientes acabavam ficando atolados na areia e muitas vezes perdiam seus veículos. A viagem começava em Guaratuba a bordo de uma canoa, a remo, que atravessava a baía até atracar no Porto de Passagem. Uma aventura, um sufoco que os mais fortes suportavam com tranquilidade. Paranaguá era o grande porto onde guaratubanos faziam compras, visitavam parentes e recebiam atendimento médico. Outros preferiam uma visita a Farmácia do Juquinha, um prático que sabia muito e ajudava todos com grande dedicação.

Compartilhe

2 ideias sobre “Na boleia, com o Camarão

  1. joao feio

    Grande Jamur Junior ……..estou morando aqui no litoral( Shangri-la ….Pontal do Paraná) a 27 anos, e peguei ainda o seu Juquinha da Farmacia, ele tinha um remédio para curar BICHO GEGRAFICO , rsrsrsrs era uma pomada que ele manipulava , tinha que passar e enrolar o pé com sacola plastica para matar o bicho rsrsrsrs ele falava o BICHO não pode respirar rsrsrsrs não é que matava mesmo rsrsrsrs bons tempos………Saudades amigo Jamur Junior, pessoa que gosto de graça…joão feio.continuo morando aqui na praia. jfeio

  2. jamurjr

    Prezado e sempre lembrado João, que alguns chamam de João Feio sem saber que atras do nome existe uma criatura que merece o nome de João Belo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.