20:20Nelson Hoineff, adeus

Da FSP

Nelson Hoineff, jornalista e cineasta, morre aos 71 anos

Ele ficou conhecido pelo programa Documento Especial, que testou limites do jornalismo

O jornalista e crítico de cinema Nelson Hoineff morreu neste domingo (15) aos 71 anos. Ele ficou conhecido pelo programa Documento Especial, exibido entre 1989 e 1998.

A morte foi confirmada nas redes sociais de Hoineff. Procurada, a família não confirmou a causa. O jornalista enfrentava há tempos problemas de saúde —ele havia passado dois anos internado, tratando uma infecção no pé, mas foi liberado para se recuperar em casa.

programa Documento Especial testou os limites do jornalismo brasileiro ao ser pioneiro ao usar recursos como câmera escondida, longos planos sem corte e ao retratar pessoas e situações até então muitas vezes ignoradas pela imprensa.

Os 430 episódios variam entre temas abstratos e outros polêmicos, como prostituição, grupos neonazistas e a Igreja Pentecostal —neste último, a cobertura foi feita com uma câmera escondida dentro de uma bíblia de madeira.

Entre os episódios mais clássicos estão um sobre a ida à praia de moradores do subúrbio do Rio de Janeiro e outro sobre a seca no Nordeste, no qual acompanha pessoas que precisavam andar 1,5 quilômetro para conseguir água.

Além de jornalista, Hoineff também era crítico de cinema e passou por emissoras como TV Machete, SBT, TV Cultura, Band e GNT. Ele também foi membro do Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual.

Ele também assina documentários como Alô Alô Terezinha (2009), sobre o Chacrinha, “Caro Francis” (2010), sobre o jornalista Paulo Francis, e “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez” (2013).

Em fevereiro deste ano, aos 70 anos, escreveu um depoimento em uma rede social descrevendo os preparativos para o seu próprio sepultamento. “Foi o embrião para um livro que é meio uma reportagem sobre mim mesmo, uma coisa Tom Wolfe. E tal qual o Documento, não contém uma vírgula de mentira.”

O velório está marcado para esta segunda (16), às 12h, no Cemitério Comunal Israelita do Cajú, no Rio de Janeiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.