6:26Remédio para azia

por Ruy Castro

Bolsonaro parece errático e destrambelhado. Mas só parece

Você entra na farmácia para pedir uma caixa de comprimidos contra azia, e o empregado lhe oferece três caixas pelo preço de duas. Pensando estar levando uma caixa de graça, você se submete sem perceber que está somente pagando o justo pelas três. Significa que, se levasse apenas uma caixa, como era de sua intenção, estaria pagando por ela mais do que deveria —daí aquele inesperado “desconto” que as gentis farmácias oferecem.

O mesmo acontece com as promoções do comércio, em que você paga a metade do dobro que os produtos passaram a custar e acha que está levando vantagem. E a internet faz parecido, ao oferecer soluções para problemas que até há pouco não existiam —como obrigá-lo a instalar dispositivos contra vírus que, se não fosse por ela, você não teria como contrair. Parece uma conspiração universal, dedicada a desorientá-lo, iludi-lo, tapeá-lo, aproveitar-se de você.

Jair Bolsonaro é uma das estrelas dessa conspiração. Vive de achar soluções para problemas que ele mesmo cria. A cada dois ou três dias, desfere um coice contra algum país ou instituição internacional, ofende alguém com quem deveria se dar bem ou mente sobre assuntos que estavam pacificados, quietos no seu canto —para, no dia seguinte, recuar do coice, retirar a ofensa ou fazer-se de indiferente ao ser apanhado na mentira. Mas o coice, a ofensa e a mentira continuam no ar.

É também o recordista de medidas provisórias irresponsáveis que, como ele sabe muito bem, não são para valer e serão facilmente revogadas —mas servem para fazer espuma e levar os beócios a acreditar que os outros poderes “não o deixam governar”. E não se cansa de insuflar o fantasma da esquerda para nos ameaçar com um golpe de direita.

Parece um estilo errático, mas não é. Há um método por trás do destrambelho, e seus efeitos não serão curáveis nem com aquelas três caixas de remédio para azia.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “Remédio para azia

  1. nelson padrella

    E exatamente isso o que os blogueiros mais sérios estão cansados de avisar. Gostei do que li ontem num desses blogues. Que os filhos do Bolsonaro dão uma de malabares. Ficam no cruzamento jogando bolinhas para cima e todo mundo põe-se de olho nas bolinhas e deixa de prestar atenção no papai.

  2. Zangado

    Existem ainda os que vão ao sétimo céu com as patuscadas do ex-logo-presidiário Lula, mas preferem criticar o Bolsonaro … que para ser justo, às vezes, enjoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.