6:37O milésimo gol e as criancinhas brasileiras

Há 50 anos Pelé marcou seu milésimo gol. Depois, na comemoração, pediu: “Vamos proteger as criancinhas necessitadas”. Foi taxado de demagogo durante muito tempo. No livro “Pelé: Minha Vida em Imagens”, ele esclareceu porque falou aquilo principalmente em favor da educação dos pequenos brasileiros. Meio século depois, a situação não mudou:

Por que falei das criancinhas? Naquele dia, era aniversário de minha mãe, então talvez eu devesse dedicar o gol a ela. Não sei por que não pensei nisso. Mas, diferentemente, na hora, pensei nas crianças. O que aconteceu foi que me lembrei de um acidente que tinha acontecido em Santos alguns meses antes. Eu tinha saído do treino um pouco mais cedo e vi alguns garotos tentando roubar um carro que estava perto do meu. Eram muito pequenos, do tipo para quem se costuma dar um dinheirinho para tomar conta do carro. Chamei a atenção deles para o que faziam, e eles replicaram que eu não precisava me preocupar pois só roubariam carros com placas de São Paulo. Mandei-os sair dali, dizendo que eles não roubariam carro de nenhum lugar. Lembro-me de ter comentado sobre isso, mais tarde, com um companheiro de time, sobre a dificuldade de se crescer e educar no Brasil. Já então me preocupava com a questão da educação das crianças, e essa foi a primeira coisa que surgiu em minha cabeça quando marquei o gol.

Acho que muita gente não entendeu o que eu estava querendo dizer. Fui um pouco criticado, com pessoas me chamando de demagogo. Achavam que eu não tinha sido sincero. Mas isso não me incomodou. Acredito ser importante que pessoas como eu mandem mensagens sobre a questão da educação. Não haverá futuro se você não educar os jovens. Hoje, quando você anda pelo Brasil e vê os problemas que temos, com gente morando nas ruas e gangues em ação, elas também já foram crianças. Agora dizem que o Pelé estava certo. Não tenho medo de falar com o coração.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O milésimo gol e as criancinhas brasileiras

  1. João Manoel Granemann Quinzan

    O milésimo gol se não me engano foi no Cosmos nos istaduzunidos, creio que seja 40 anos do fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.