9:35Boca Aberta usa placa irregular para transformar trio elétrico em carro oficial

Na Gazeta do Povo, por João Frey

O deputado federal Boca Aberta (Pros) tem usado um trio elétrico para seus eventos políticos na região de Londrina, no Norte do Paraná. Além de equipamentos de som, o veículo, que o deputado chama de Freddy Krueger, está plotado com fotos do parlamentar e de seu filho, o deputado estadual Boca Aberta Junior (Pros). No caminhão, o deputado colocou uma placa que emula as dos veículos oficiais do Senado e da Mesa Diretora da Câmara. Acontece que o modelo utilizado por Boca Aberta não existe e foi feito sem amparo legal. Além disso, as pretensas placas oficiais escondem a identificação verdadeira dos veículos.

Segundo informado pela Câmara dos Deputados, por meio de sua assessoria de imprensa, os deputados federais não têm direito a carro oficial. “Esse benefício é concedido apenas ao presidente da Câmara, aos demais membros da Mesa Diretora e aos ocupantes dos seguintes cargos: procuradora especial da Mulher, procurador parlamentar, ouvidor-geral, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, corregedor e presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos”. Boca Aberta não ocupa nenhum desses cargos.

A assessoria também informou que não existe a possibilidade de os deputados obterem uma placa oficial para colocar em automóveis que utilizam.

O trio elétrico não é o único veículo utilizado por Boca Aberta que tem placas “oficiais”. Um Renault Sandero alugado por R$ 1,8 mil mensais e pago com dinheiro da Cota Parlamentar também ostenta o simulacro de placa oficial. O carro é usado por Boca Aberta para fazer o que ele chama de “blitz da saúde” – justamente o que o levou a responder um processo no Conselho de Ética da Câmara.

Procurado, Boca Aberta afirmou ter recebido autorização da Câmara para o emplacamento e ter mandado confeccionar o material “onde todo mundo faz”. A reportagem solicitou na noite de terça-feira (15) o documento de autorização e informações sobre a empresa que fez a placa. O deputado prometeu enviar os dados, mas não o fez até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto às manifestações do parlamentar.

Para justificar o uso das placas, Boca Aberta afirma que o modelo existe e “é comum em Brasília”. Ele mandou fotos de outros veículos para ilustrar seu argumento, mas todos os carros fotografados são de outros poderes ou do Senado Federal, onde as placas são regulamentadas, ao contrário da Câmara.

Abordagem da Polícia Rodoviária Federal
Com placas irregulares, os dois veículos de Boca Aberta foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal na noite de domingo (13), na região de Londrina. A partir da abordagem, segundo a PRF do Paraná, foram emitidos cinco autos de infração de trânsito e houve o recolhimento dos documentos dos veículos.

Além da irregularidade nas placas, o carro está equipado com luzes de led intermitente e giroflex de cor vermelha – equipamento exclusivo de uso policial. Já o caminhão transportava pessoas de forma inadequada no compartimento de carga, portanto sem cinto de segurança. Não foram divulgadas mais informações sobre a abordagem porque o caso foi centralizado na assessoria nacional de comunicação da PRF em Brasília, que preferiu não se manifestar.

Durante a abordagem, o deputado questionou a ação policial e afirmou que estava sofrendo retaliações por ter feito uma manifestação na praça de pedágio de Jataizinho. O parlamentar ainda insinuou desonestidade de parte dos agentes da PRF.

WhatsApp Image 2019-10-17 at 09.57.15

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.