6:24Brasil envergonhado

por Leandro Colon

O Brasil precisa ter mais vergonha do Brasil. Vergonha dos governos federais e estaduais, do Poder Legislativo e dos lobbies público e privado que deram sua parcela de culpa para o cenário tenebroso do saneamento básico no país.

Desde a última quarta-feira (9), a Folha tem publicado uma série de reportagens sobre o tema. Os dados e as histórias contadas são o retrato de um Brasil esquecido, atrasado, elitista e abandonado pelo estado.

Cerca de 100 milhões de brasileiros, quase metade da população, não têm acesso a coleta e tratamento de esgoto. E 35 milhões vivem sem rede de abastecimento de água, item essencial para o mínimo de estrutura.

Os repórteres Natália Cancian e Pedro Ladeira encontraram Antonete de Castro Monteiro, 50, na periferia de Ananindeua, no Pará. A casa dela não tem pia, torneira, água potável, e o mais assustador: falta banheiro.

“À noite, faço as necessidades num saco, guardo, deixo amanhecer e levo lá”, contou. “Lá” é a mata atrás da casa de madeira. Sim, ela despeja tudo no mato. Antonete toma banho de balde no quintal, com água retirada de um poço raso do terreno.

Há milhões de Antonetes por aí, personagens de um descaso governamental de décadas. As perspectivas são desanimadoras. Se nada mudar no curto prazo (e sabemos que, provavelmente, nada vai mudar), o país atrasará em pelo menos 30 anos a meta de 100% de acesso a saneamento universal (água e esgoto tratados) prevista para o ano de 2033.

Como um país quer crescer e desenvolver em tantas frentes se não oferece condições mínimas de dignidade para a sua população? Não garante nem o “básico” do que é classificado como saneamento básico.

Um caminho é estimular os investimentos da iniciativa privada na área. Apoiada pelo governo Bolsonaro, a ideia patina no Congresso pelas razões de sempre: os lobbies de setores públicos (governadores e companhias estaduais) e particulares.

O Brasil de Ananindeua, da casa sem banheiro de Antonete, deveria ter pressa para sair desse abismo.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

4 ideias sobre “Brasil envergonhado

  1. João

    Fazer fossa séptica tão simples, uma bomba usada 150 reais…tudo esperar do governo. Os problemas em grande parte tem solucoes quando as pessoas se unem com propósito. Neste local faltaria uma ONG ou associaçao que tenha preocupações com higiene sanitária.

  2. SERGIO SILVESTRE

    O Brasil precisa ser assim para dar conforto e montanhas de dinheiro para os Silvio Santos,Lehman,Véio da Havan e tantos escroques vestidos de grandes empresários que na verdade são verdadeiras lavanderias.

  3. Fausto Thomaz

    The envy sucks hein Silvestre…Silvio Santos foi engraxate, o Luciano era filho de operários, ou seja, não nasceram em berço de ouro e fizeram suas fortunas….e vc POMBO? Mamou na teta do estado nos tempos do Mamona, o qual vc reza todo dia para voltar a ativa para ver se consegue um carguinho como nos velhos tempos…..vai estudar

  4. Jose

    Silvestre, muda o discurso…tá previsível demais e com os mesmos erros de sempre.
    Pesquisa aí quanto foi o lucro dos bancos no período de 2003 a 2018, exatamente no mesmos anos que o pessoal em quem você votou esteve no poder.
    Aproveita e vê quanto este pessoal de bancos doou ao pt neste período.
    Só vc acredita em políticos por aqui…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.