6:50País de mentira

por Ruy Castro

Nenhum brasileiro reconheceu o Brasil que Bolsonaro descreveu na ONU

Eu gostaria de morar no país que Jair Bolsonaro descreveu em seu discurso na Assembleia Geral da ONU e que, segundo afirmou, se chama Brasil. Imagine, um país com 70% da sua mata original preservada, exceto por alguns metros em que foi preciso cortar umas árvores para os bois poderem passar. Um país sem queimadas, exceto a que os índios praticam, ainda mais agora que eles querem sair da idade da pedra cultivando soja. E um país que, se quiser destruir a Amazônia, é por nossa conta, digo, dele, e ninguém tem nada com isso.

Um país em que a vida é o maior dos direitos humanos, donde, para preservá-la, o controle de velocidade nas estradas é abolido, as armas são liberadas e quem passar na frente de uma bala é por sua conta e risco. Um país em que nenhum corrupto ficará impune, exceto nos casos de parentesco em primeiro grau, vínculo empregatício com estabilidade e cargo importante no governo. Governo este, aliás, estrelado por um antigo símbolo da luta contra a corrupção e ainda tão poderoso que, hoje, se sujeita aos papéis mais humilhantes sem prejuízo de sua aceitação popular.

E, que bom, um país sem ideologia, sem aparelhamento e sem doutrinação, exceto a praticada pelos atuais detentores do poder. Um país em constante vigília contra seus inimigos, como o cacique Raoni e a atriz Fernanda Montenegro –e, se você acha que eles são inofensivos por já estarem com 89 anos, é porque não leu o teórico comunista Gramsci, que sugeriu o uso de idosos na propaganda socialista. Um país governado sob a inspiração de Deus, embora este não tenha sido consultado.

Pois este é o país que Bolsonaro descreveu na ONU –e que seus habitantes não conseguem reconhecer.

O próprio Bolsonaro não parecia à vontade diante do teleprompter. Os olhos muito apertados podiam indicar miopia ou a suspeita de que nem ele acreditava em suas mentiras.

Compartilhe

4 ideias sobre “País de mentira

  1. SERGIO SILVESTRE

    Não sei se os seguidores de plantão,outros que brincam de agentes da Cia para vasculhar a vida dos outros vão dizer.
    Será que estão corados de vergonha do seu MITO?

  2. Ademar Luiz Vieira

    Nunca antes na história desse país tivemos um presidente de SACO ROXO.
    Foi, viu e falou.
    Parabéns presidente pela coragem de falar as verdades antes escondidas pela PETEZADA.

  3. Fausto Thomaz

    Vergonha???? Jamais Silvestre….vergonha tenho de morar onde um ex presidente eh presidiário….disso eu tenho vergonha.

  4. Franco

    Eu me envergonho de ter um ex presidente no cárcere por corrupção. Pior: me envergonho que gente alfabetizada defenda de graça aquele traste, acreditando numa teoria da conspiração e em fascismo imaginário..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.