14:40A magistratura perplexa

Da Associação dos Magistrados do Paraná

A magistratura brasileira presenciou perplexa, na data de ontem (25), a derrubada de dezoito dos trinta e três vetos presidenciais à nova Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869, de 2019).
O projeto já era considerado prejudicial à magistratura mesmo com os vetos lançados pelo Senhor Presidente da República. O quadro, infelizmente, se agravou sensivelmente com a derrubada dos vetos pelo Senado.

A pretexto de coibir o denominado abuso de autoridade de agentes públicos, a manobra realizada pelo parlamento federal coloca em xeque a autonomia e a independência do Poder Judiciário. Garantias que, em verdade, não são direcionadas de forma simplista aos juízes, mas, sim, à toda sociedade brasileira.

A independência da magistratura para julgar é pressuposto de toda e qualquer democracia no mundo. A criação de entraves ao julgamento sem medo de represálias do poder político e econômico, é marca indelével de regimes autoritários, dominados pelo patrimonialismo e pela impunidade.

Um projeto de combate à corrupção, fruto da indignação popular, foi transformado em instrumento de constrangimento e criminalização do trabalho da magistratura nacional.
Em todo o território do país, o sentimento da Justiça é de luto. Os membros do Poder Judiciário correm o risco de serem transformados em burocratas intimidados, manietados no seu dever de cumprir sua árdua missão constitucional de julgar com isenção e em nome da democracia e da probidade.

A magistratura tem exercido com louvor a sua função constitucional. Contribuiu em larga medida para a consolidação da democracia no país e para a transformação positiva da nossa sociedade.

É preciso que o Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição da República, interdite a malfadada lei, de modo a manter incólume o Estado Democrático de Direito.

Compartilhe

3 ideias sobre “A magistratura perplexa

  1. marcos

    Tem um principio da Fisica….” toda ação, produz uma reação de mesma intensidade e no sentido contrario…. a Justiça no Brasil está devendo….as estripulias do Moro, do Delatn…do Ministerio Publico, as regalias…os altos salarios e a impunidade que esta categoria de servidor tem, provocou esta Lei… as Corregedorias da Magistratura e do MP, não tomaram posição….logo vem uma reação…..

  2. João

    O grande problema são as máculas profundas e o comportamento do poder judiciário e a caixa preta da lava toga que muitos temem.
    O Senado tem toxidade e resquícios do coronelismo, num ato corporativo do sr.Alcolumbre Calheiros agiu com auto proteçao.
    Quer o judiciario como ventríloquo

  3. SERGIO SILVESTRE

    PERGUNTEI A UM CRIMINALISTA AQUI DE LONDRINA SE EXISTE LEI PARA UM JUIZ,ELE ME DISSE QUE EXISTE SE EU TIVER DINHEIRO OU MORAR NO CONDOMINIO,SER DA TURMA DE CARTEADO OU PESCARIA,VOU TER A LEI SEMPRE A MEU LADO,MAS SE FOR DESAFETO PAGO TUDO OU APODREÇO NA CADEIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.