21:10ZÉ DA SILVA

Sei não quem é o presidente, não. Tenho televisão não. Nem rádio. Nunca vi um jornal na vida. Já me falaram o que é, mas não adianta. Não sei lê! Nasci aqui nesse cantinho perdido no mundo. Em casa tem luz não. Água só da cacimba. Eu e muié a fizemos uma boa filharada. Tudo nasceu em casa. Na hora chamamo a parteira das redondezas. Trabalho de meia, na terra dos outros. Tenho terra não. Pobre nasce pobre e morre pobre. Dura muito se a reza for forte e não pegar doença. Em casa tem um Padim Ciço e uma Nossa Senhora. Jesus anda no meu bolso, num crucifixo pequeno. Por enquanto eles estão protegendo a gente. Comemos farinha todo dia. Ovo de vez em quando. Galinha uma vez por mês. Carne quando alguém mata um boi ou porco e chama a gente para a festa. O que eu gosto mais aqui? O cheiro da terra quando chove. Se tem poça no terreiro, vou lá e coloco o pé. Coisa boa. A cidade mais perto fica longe. Fui uma vez. Achei estranho. Muita zuada. Não gostei. Documento tenho não. Me chamo Zé. Me disseram isso. Ninguém me falou o resto do nome. Tá bom. Não precisa. A vida é assim. A gente aprende. Pra que saber de presidente?

Compartilhe

Uma ideia sobre “ZÉ DA SILVA

  1. SERGIO SILVESTRE

    Não temos presidente,hoje temos coronel ou Capitão de estimação,aquele de sempre que nos da água e pão,água podre e pão velho,sempre foi assim e quando nós tinha um presidente,terra seca,conterrâneo,olha o que fizemos,jogamos,jogamos ele num calabouço e sua família enterramos.
    Mas é a sina do retirante,pobre trabalhador escravo,que respeita o sinueiro,adora o som do berrante,vai pela vida errante,comendo ontem o que hoje ganhou,brigando pelas migalhas,sonhando com as promessas eternas do seu presidente..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.