6:55Eleito para bater boca

por Ruy Castro

O ‘kkkkk’ de Bolsonaro é perfeitamente aplicável a quem quer transformar o país num galinheiro

Um colega português me perguntou o que, para um jornalista brasileiro, significa ter Bolsonaro como presidente. Respondi que Bolsonaro é um desastre sob todos os pontos de vista, menos um —o do jornalismo. Ele é uma infindável notícia. Todos os dias, em vez de ficar em seu gabinete tratando dos graves problemas do país, faz o contrário. Cria mais problemas.

Vai para a porta do Planalto e, diante de apoiadores laçados para aplaudi-lo, bate boca com os repórteres encarregados de acompanhá-lo. Ele mesmo provoca o assunto e, quando perguntado, devolve uma verborragia recheada de solecismos, escatologias e palavrões. Os jornalistas têm mantido até agora uma impecável postura profissional —aguentam os insultos e, quando se dirigem a Bolsonaro, o fazem de maneira protocolar, como deve ser. Mas quase posso ver a hora em que um deles, farto, o mandará à merda. E sabe o que irá acontecer? Nada.

Bolsonaro rebaixou a fala presidencial a tal nível de botequim de última categoria —com todo respeito pelos queridos botequins de última categoria— que não poderá se sentir desrespeitado. Como não tem ideia de educação ou etiqueta presidencial, achará normal receber de volta um desaforo semelhante aos que despeja contra todo mundo. É o que faz também com as mensagens que arrota no Twitter com sua opinião —ou as que covardemente reproduz, como fez com a que ofendia a primeira-dama da França, concordando com seu conteúdo e acrescentando o cafajeste “kkkkkkkkkk”.

Até há pouco, no Brasil, a representação gráfica do ato de rir era “Ah, ha, ha!” —uma risada máscula, grave, sonora. Ultimamente, passou-se a usar “kkkkkkkkkk”, cujo som lembra mais um cacarejo, um espasmo galináceo, indigno de um povo que já produziu Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Guimarães Rosa.

Mas perfeitamente aplicável a um presidente que quer transformar seu país num galinheiro.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “Eleito para bater boca

  1. SERGIO SILVESTRE

    EU ATÉ QUE AVISAVA OS “JUMENTOS” ,UNS ATÉ QUE COSTUMAM VASCULHAR VIDAS ALHEIAS,OUTROS QUE EMPUNHAM BANDEIRAS E FAZEM COISAS PIORES ENTRE QUATRO PAREDES,MAS ATÉ NOSSO QUERIDO ZB PARECE DESCONSOLADO COM TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO,CLARO QUE O BOZO É UM PRATO CHEIO PARA JORNALISTAS TEREM SEUS MOMENTOS DE RISO E DOR 24 HORAS POR DIA,MAS FICA ASSIM,VOCÊS ESCOLHERAM ISSO,VOCÊS ACREDITARAM NESSA ESCUMALHA DA LAVA-JATO,VOCÊS ACREDITARAM QUE UNS TOSTÕES SUPOSTAMENTE RECUPERADOS É MOTIVO DE FARRA PUNITIVA.
    O QUE ESTAMOS VENDO É PUNIÇÃO E PERSEGUIÇÃO SÓ PARA OS DESAFETOS,O BRASIL BIFURCA NUM FUNIL QUE VAI SE ESTREITANDO E O DURO QUE TEM MUITA GENTE QUE ACREDITA AINDA QUE ESSES CARAS AI DE CURITIBA SÃO A SALVAÇÃO DO PAIS.

  2. Marco

    A culpa é do PT, PMDB & Cia Ilimitada. Se não tivessem sido tão corruptos, fisiologistas e incompetentes, o país não teria sido jogado no colo desse doidivanas… Estudem a história e vejam as circunstâncias, os erros, os enganos, os comportamentos sem punição, os políticos autistas e as gestões públicas desastrosas… responsáveis pelo surgimento de tipos “messiânicos”, salvadores da pátria, como Hitler, Mussolini…

  3. Franco

    Apesar de tudo…
    AINDA É MELHOR QUE OS POSTES DO PT e sua vocação de corrupção de bilhões de dólares.
    Era a escolha que tínhamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.