Do analista dos Planaltos
Anunciado com toda pompa, as passagens para os vôos do pequeno avião terceirizado da Gol (Caravan 9 lugares) custa R$ 350 para trechos como Campo Mourão/Paranavaí a Curitiba. Isso choca com a realidade de quem se desloca por R$ 331 reais de ônibus leito (Umuarama a Curitiba) ou 292 reais (Paranavaí a Curitiba pela mesma Viação Garcia) em linhas sem licitação desde 1988, quando a nova Constituição Federal exigiu abrir concorrências para o setor. Durante 31 anos as empresas lutaram na Justiça para não terem concorrência. A tradicional empresa londrinense Garcia (que havia abocanhado outras como Princesa do Ivaí, Ouro Branco) acabou sendo arrematada 2 vezes (uma para o grupo Luft e outra para José Boiko – oriundo do Expresso Nordeste, de Campo Mourão – e dono da BrasilSul e Londrisul). No setor aéreo qualquer um pode abrir empresa, solicitar autorização para os órgãos competetentes, determinar as cidades que vai operar e colocar os aviões para voar. No setor rodoviário eles atuam para deixar tudo como está e o povo que pague o desejado pelos capitalistas. Aliás, dia 1 de setembro a AGEPAR autorizou um aumento de 4,19% nos ônibus, mas não consegue explicar aos moradores de Umuarama (331 reais) como é que a passagem deles em ônibus leito é mais cara que a de Paranavaí (292 reais) pela mesma Viação Garcia, com quilometragem idêntica e menos pedágio? Detalhe pitoresco: quem quiser usar o ônibus da Viação Umuarama para Curitiba deve comprar a passagem mais barata de Perobal (vizinha cidade de Umuarama) e embarcar na garagem da empresa, pois não é permitida a ela utilizar a rodoviária da cidade pela Agepar/DER. Detalhe histórico – Zeca Boiko quando não detinha a Viação Garcia propunha uma tarifa menor entre Londrina a Curitiba pela Brasil Sul, com ônibus leito e preço de ônibus convencional. Agora esqueceu da promessa protocolada na Secretaria dirigida à época por Pepe Richa. Foi só comprar a Garcia e esqueceu rápido. São coisas que só acontecem no setor cartelizado de ônibus – que venha o serviço Buser (fretamento colaborativo https://www.
É assim … quem ganhou pela INAÇÃO do ministério público estadual e federal neste setor?
Transporte internacional de passageiros e transporte interestadual é com ministério público Federal
Transporte Municipal e intermunicipal de passageiros é com ministério público estadual
Ou seja, nada nadinha.
Detalhe pitoresco: quem quiser usar o ônibus da Viação Umuarama para Curitiba deve comprar a passagem mais barata de Perobal (vizinha cidade de Umuarama) e embarcar na garagem da empresa, pois não é permitida a ela utilizar a rodoviária da cidade pela Agepar/DER= Embarque clandestino
Boiko amigo de Rubens Bueno ganhou 35% dos ônibus circulares em Londrina. Os outros 65% o Tribunal de Contas e Justiça acataram a suspensão pedida pela empresa tcgl da família gol Constantino e não deixaram fazer a concorrência em londrina.
Ou seja nada mudou.
Aqui se cumpre a lei…quáquáquá…
Esta é a “nova política” do Ratinho. A Agepar é mais um órgão do governo onde mandam os cabos eleitorais comissionados e incompetentes, para dizer o mínimo. O povo paranaense que se vire, pois no governo está tudo dominado!
https://www.flamengo.com.br/noticias/futebol/aplicativo-buser-e-o-novo-patrocinador-oficial-do-flamengo
Garcia faz anuncio nos seus ônibus da linha metropolitana de Londrina a Maringá
– vá a São Paulo de leito cama por 50% off.
Para enfrentar o Buser
A máfia dos ônibus estende seus tentáculos nos transportes urbanos e interurbanos. Serviços caros e de péssima qualidade, sem concorrência ou fiscalização, fazem a festa de políticos e empresários, penalizando pobres passageiros.